Cálculo da Idade Gestacional -IG

Cálculo da Idade Gestacional (IG)

Atualizado em 21/03/2023 às 09:35

A Idade Gestacional (IG), pode ser determinada antes ou depois do nascimento. No pré-natal ela é importante para determinar a Data Provável do Parto (DPP).

Para que serve calcular a Idade Gestacional (IG)?

Durante a gestação, os profissionais de saúde utilizam a Data da Última Menstruação (DUM), para calcular a Idade Gestacional (IG) em que uma gestante se encontra. Com esssas duas informações, tanto a DUM, como o IG, o enfermeiro ou médico, poderá calcular a Data Provável do Parto (DPP).

Essa informação é importante para que a paciente (Gestante), seja constantemente avaliada pelos profissionais da saúde para definir o quadro clínico atual e possíveis complicações da gestação. A Idade Gestacional também pode ser obtida com o exame de ultrassom.

Após o nascimento, a idade gestacional pode ser medida observando-se o peso, o comprimento, a circunferência da cabeça, os sinais vitais, os reflexos, o tônus ​​muscular, a postura e as condições da pele e do cabelo do bebê.

Se os achados da idade gestacional do bebê após o nascimento corresponderem à idade do calendário, o bebê é considerado adequado para a idade gestacional. Bebês adequado para a idade gestacional, têm taxas mais baixas de problemas e morte do que bebês pequenos ou grandes para a idade gestacional.

Objetivo: estimar o tempo de gravidez/a idade do feto.

Os métodos para esta estimativa dependem da data da última menstruação (DUM), que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último período menstrual referido pela mulher.

Data da última menstruação é conhecida

Quando a data da última menstruação (DUM) é conhecida e de certeza, é o método de escolha para se calcular a idade gestacional em mulheres com ciclos menstruais regulares e sem uso de métodos anticoncepcionais hormonais:

Uso do calendário: somar o número de dias do intervalo entre a DUM e a data da consulta, dividindo o total por sete (resultado em semanas);

Uso de disco (gestograma): colocar a seta sobre o dia e mês correspondente ao primeiro dia da última menstruação e observar o número de semanas indicado no dia e mês da consulta atual.

Data da última menstruação é desconhecida

Quando a data da última menstruação é desconhecida, mas se conhece o período do mês em que ela ocorreu: Se o período foi no início, meio ou final do mês, considerar como data da última menstruação os dias 5, 15 e 25, respectivamente. Proceder, então, à utilização de um dos métodos acima descritos.

Leia também:

Quando a data e o período da última menstruação são desconhecidos:

Quando a data e o período do mês não forem conhecidos, a idade gestacional e a data provável do parto serão, inicialmente, determinadas por aproximação. Isso é feito pela medida da altura do fundo do útero e pelo toque vaginal, além da informação sobre a data d início dos movimentos fetais, habitualmente ocorrendo entre 16 e 20 semanas.

Podem-se utilizar a altura uterina mais o toque vaginal, considerando os seguintes parâmetros:

– até a sexta semana não ocorre alteração do tamanho uterino;

– na oitava semana o útero corresponde ao dobro do tamanho normal;

– na décima semana o útero corresponde a três vezes o tamanho habitual;

– na 12ª semana enche a pelve de modo que é palpável na sínfise púbica;

– na 16ª semana o fundo uterino encontra-se entre a sínfise púbica e a cicatriz umbilical;

– na 20ª semana o fundo do útero encontra-se na altura da cicatriz umbilical;

– a partir da 20ª semana existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina. Porém, esse parâmetro torna-se menos fiel a partir da 30ª semana de idade gestacional.

Quando não for possível determinar a idade gestacional clinicamente, solicitar o mais precocemente o exame de ultra-sonografia obstétrica.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *