Especialidade de Enfermagem Aeroespacial

Especialidade em Enfermagem Aeroespacial

Atualizado em 11/02/2023 às 07:52

A especialidade em enfermagem aeroespacial está preocupada com a evacuação, transporte aéreo de pacientes gravemente doentes e gravemente feridos em ambientes militares e civis.

A Especialização em Enfermagem Aeroespacial, constitui um campo de atuação a nível de especialização para o enfermeiro no Brasil, regulamentado pela Resolução Cofen nº 581 de 2018 e Resolução Cofen nº 656 de 2020.

É necessário treinamento especializado, uma vez que os locais de evacuação, a estabilidade variável dos pacientes e as limitações da assistência ao transporte apresentam desafios. As enfermeiras de voo também estão envolvidas em várias fases do suporte de lançamento médico para o programa espacial.

Certificação médica, avaliação pós-pouso e planejamento e execução de procedimentos de emergência representam apenas algumas das funções para as quais sua especialização é essencial. Eles também contribuem para as atividades de suporte hiperbárico para tratamento de feridas, exposições tóxicas e doença descompressiva em comunidades de mergulho e voo.

Treinamento

A maioria dos enfermeiros militares treinados está na Força Aérea, seja na ativa ou em reservas, com o restante empregado em empresas de avião ou entidades envolvidas com resgate aéreo. Embora os requisitos de treinamento possam variar, a Força Aérea geralmente exige a conclusão de um diploma de bacharel em enfermagem credenciado e seu programa de enfermagem em voo.

Também é necessário o cumprimento dos requisitos para um Treinamento de Oficiais Físicos e Comissionados de Voo. Instalações de câmara hiperbárica militar oferecem cursos em indicações médicas, avaliação, tratamento e cuidados de suporte de apresentações de pacientes que vão desde feridas não curativas até envenenamento por monóxido de carbono.

A formação de enfermeiros de voo civil pode ser ainda mais variável, mas existem várias experiências de formação que devem ser incluídas na preparação para o trabalho neste campo. As certificações em suporte avançado de vida básico, cardíaco e pediátrico são fundamentais. O Programa de Reanimação Neonatal, o Exame de Suporte Avançado de Vida Pré-Hospitalar, um curso de trauma reconhecido nacionalmente (ou seja, o Curso de Trauma Avançado de Enfermeiros de Transporte) e o Exame de Enfermagem Certificado de Vôo Certificado podem ser necessários em adicional à experiência substancial de cuidados críticos de apoio.

Embora as responsabilidades clínicas possam muitas vezes ser executadas por enfermeiros com histórico de medicina ocupacional, as enfermeiras de vôo envolvidas especificamente com o suporte médico espacial geralmente têm ampla experiência em cuidados intensivos.

ONDE POSSO TRABALHAR COM A ESPECIALIDADE AEROESPACIAL?

O enfermeiro que faz uma especialidade dessa, é capacitado em trabalhar:

  1. Na aeronáutica
  2. Resgate aéreo
  3. Compôr equipe de saúde em empresas de avião
  4. Outro afins

Verifique sempre os requisitos para ingressar nas entidades que você almeja.

Fique atento aos cursos e treinamentos

Cursos e breves treinamentos, estão disponíveis para a Enfermagem Aeroespacial em diversas instituições de ensino, mas é preciso verificar duas coisas:

  1. A grade curricular deste curso atende às suas necessidades?
  2. A especialidade, treinamento ou curso em aeroespacial tem o objetivo exigido pela empresa ou entidade que você deseja ingressar?

É sempre bom verificar com detalhes essas informações antes de fazer, principalmente se você deseja ser um especialista.

A Especialização Enfermagem Aeroespacial“, é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da Resolução Cofen Nº 581/2018.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *