Uma avaliação psiquiátrica, ou triagem psicológica, é o processo de coletar informações sobre uma pessoa dentro de um serviço psiquiátrico, com o objetivo de fazer um diagnóstico.
A avaliação é geralmente a primeira etapa de um processo de tratamento, mas as avaliações psiquiátricas também podem ser usadas para vários fins legais. A avaliação inclui informações sociais e biográficas, observações diretas e dados de testes psicológicos específicos. É tipicamente realizado por um psiquiatra, mas pode ser um processo multidisciplinar envolvendo enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e conselheiros profissionais licenciados.
Exame Psiquiátrico
NA ANAMNESE E NO EXAME PSIQUIÁTRICO PODE-SE SEGUIR UMA ENTREVISTA LIVRE OU UM QUESTIONÁRIO PADRONIZADO;
NA PRÁTICA O MELHOR MÉTODO É TER A ESTRUTURA DE UM QUESTIONÁRIO EM MENTE, MAS PERMITIR QUE O PACIENTE CONTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA;
É NECESSÁRIO PRIMEIRAMENTE PROCEDER COM UM CORTE LONGITUDINAL DA VIDA DO PACIENTE, OBTENDO-SE DELE DADOS REFERENTES À SUA BIBLIOGRAFIA E A HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL (HDA);
EM SEGUIDA, É NECESSÁRIO COLHER OS DADOS DE UM CORTE TRANSVERSAL, REFERENTES AO FUNCIONAMENTO MENTAL DO PACIENTE NO MOMENTO DO EXAME, CORRESPONDENDO AO EXAME DO ESTADO MENTAL (EEM);
O ENTREVISTADOR DEVE SER NEUTRO O SUFICIENTE PARA NÃO INIBIR DEPOIMENTOS, E EMPÁTICO PARA FACILITAR A EXPOSIÇÃO DE TEMAS DELICADOS OU SIGNIFICATIVOS PARA O PACIENTE;
O ENTREVISTADOR DEVE OFERECER ATENÇÃO A FALA DO PACIENTE E EVITAR ESTRUTURAR SUA ENTREVISTA APENAS NOS DEPOIMENTOS DE ACOMPANHANTES E FAMILIARES, IGNORANDO AS COLOCAÇÕES DO PACIENTE.
ROTEIRO
APRESENTAÇÃO DO EXAMINADOR
O EXAMINADOR DEVE SE APRESENTAR, CITAR SEU NOME, SUA FUNÇÃO E O OBJETIVO DO EXAME.
IDENTIFICAÇÕA DO PACIENTE
NOME;
IDADE;
DATA DO NASCIMENTO;
SEXO;
ENDEREÇO COMPLETO;
TELEFONE;
NACIONALIDADE E NATURALIDADE;
ESTADO CIVIL
RELIGIÃO;
PROFISSÃO;
GRAU DE INSTRUÇÃO;
DATA DO EXAME.
QUEIXA PRINCIPAL
QUESTIONAR A PRINCIPAL QUEIXA DO PACIENTE (MOTIVO QUE O LEVOU A BUSCAR ASSISTÊNCIA NESSA OCASIÃO);
REGISTRAR UTILIZANDO AS PALAVRAS DO PACIENTE.
MOTIVO DA CONSULTA OU INTERNAÇÃO
DESCREVER, SEGUNDO INFORMAÇÕES COLHIDAS DO PRÓPRIO PACIENTE, DA FAMÍLIA OU DE ALGUM OUTRO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA, O MOTIVO DO EXAME.
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL
DESCREVER CRONOLOGICAMENTE:
O APARECIMENTO DOS SINTOMAS ATUAIS;
A INTENSIDADE DOS SINTOMAS;
PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO, SOCIAIS OU FAMILIARES, DEVIDO A ELES;
MODIFICAÇÕES DE HÁBITOS APÓS O SURGIMENTO DOS SINTOMAS;
RELATAR TRATAMENTOS ANTERIORES E INTERNAÇÕES HOSPITALARES PRÉVIAS;
CITAR AS RESPOSTAS AOS TRATAMENTOS ANTERIORES E O NÍVEL DE RECUPERAÇÃO;
REFERIR AS MEDICAÇÕES EM USO ATUALMENTE.
HISTÓRIA PESSOAL
CITAR INFORMAÇÕES REFERENTES À GESTAÇÃO, PARTO E NASCIMENTO DOPACIENTE, DADOS REFERENTES AO DESENVOLVIMENTO PSICO MOTOR E COMPORTAMENTO INFANTIL (TERROR NOTURNO, SONAMBULISMO, TARTAMUDEZ, ENURESE NOTURNA, CRIANÇA MODELO, ETC…);
REFERIR O NÍVEL DE DIFICULDADE EM ATINGIR A ESCOLARIDADE. NO CASO DE HAVER PRESTADO O SERVIÇO MILITAR, DESCREVER SEU DESEMPENHO.
RELATAR A ATIVIDADE LABORATIVA: INÍCIO, DIFERENTES EMPREGOS, REGULARIDADE, AMBIÇÕES, SITUAÇÃO ECONÔMICA ATUA;
NO QUE SE REFERE À PUBERDADE, DESCREVER ALTERAÇÕES PSÍQUICAS QUE OCORRAM NA MENSTRUAÇÃO, MENARCA, GRAVIDEZ E CLIMATÉRIO.
O USO DE DROGAS DEVE SER DESCRITO DE FORMA PORMENORIZADA (ÁLCOOL, TABACO, DROGAS ILÍCITAS).
CITAR A HISTÓRIA MÉDICA: ABORTOS, ACIDENTES E INTERNAÇÕES. CIRURGIAS, DOENÇAS CRÔNICAS OU GRAVES, USO DE MEDICAÇÃO.
HISTÓRIA FAMILIAR
DAR ÊNFASE À HISTÓRIA FAMILIAR CONSANGÜÍNEA: SE OS PAIS SÃO VIVOS, IDADE, DOENÇAS SOMÁTICAS E PSÍQUICAS DOS MESMOS.
FAZER O MESMO EM RELAÇÃO AOS IRMÃOS, FILHOS, TIOS E SOBRINHOS.
NO CASO DE FALECIMENTO, CITAR CAUSA E DATA.
SE HOUVER DOENÇAS MENTAIS, CONSTAR, SE POSSÍVEL, O DIAGNÓSTICO.
PERGUNTAR SOBRE A OCORRÊNCIA DE SUICÍDIO NA FAMÍLIA.
DESCREVER A RELAÇÃO DO PACIENTE COM OS SEUS FAMILIARES.
EXAME PSICOPATOLÓGICO
NÃO UTILIZAR TERMOS TÉCNICOS E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZAR AS PALAVRAS DOS PACIENTES.
ITENS A SEREM DESCRITOS:
ATITUDE GERAL;
ATIVIDADE EXPRESSA EM PALAVRAS;
PENSAMENTO;
CONSCIÊNCIA;
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO;
ORIENTAÇÃO;
MEMÓRIA;
SENSOPERCEPÇÃO;
INTELIGÊNCIA;
AFETIVIDADE E HUMOR;
VONTADE E PSICOMOTILI
SÚMULA PSICOPATOLÓGICA. DADE;
PLANOS PARA O FUTURO;
ATITUDE GERAL
COMO SE APRESENTA O PACIENTE: GESTOS, POSTURA, ROUPAS, ESTADO HIGIÊNICO, COLABORAÇÃO COM O EXAME;
CITAR ASPECTOS COMO DISSIMULAÇÃO, SIMULAÇÃO, ATITUDES DELIRANTES OU ALUCINATÓRIAS, ALTERAÇÕES DO SONO OU DA ALIMENTAÇÃO EVIDENTES.
ATIVIDADE EXPRESSA EM PALAVRA
COMO O PACIENTE SE COMUNICA O TOM DE SEU DISCURSO;
DESCREVER SE O PACIENTE FALA ESPONTANEAMENTE OU APENAS QUANDO SOLICITADO;
SE FALA POUCO OU MUITO;
SE HÁ COMUNICAÇÃO POR MÍMICA OU ESCRITA;
SE OCORREM SILÊNCIOS SÚBITOS, MUDANÇAS DE TEMAS OU DE RITMOS;
SE HÁ SINAIS DE AFASIAS OU DISARTRIAS;
ANOTAR CUIDADOSAMENTE A MODULAÇÃO E O FLUXO DA EXPRESSÃO VERBAL, SUA PERTINÊNCIA E ACUIDADE.
PENSAMENTO
COMO O PENSAMENTO DO PACIENTE É OBSERVADO ATRAVÉS DE SUA COMUNICAÇÃO;
COMO SE ENCONTRA O CURSO, SE ESTÁ FLUENTE OU SE HÁ ALTERAÇÕES;
FORMA COMO SE ASSOCIA SUAS IDÉIAS, SE HÁ PROLIXIDADE, PERSEVERAÇÃO, DESAGREGAÇÃO, NEOLOGISMO OU OUTROS DISTÚRBIOS;
INTERPRETAÇÃO DE PROVÉRBIOS POPULARES PODE AUXILIAR NA OBSERVAÇÃO DA CAPACIDADE DE SIMBOLIZAR;
DEIXAR CLARO COMO SE ENCONTRA O CONTEÚDO DO PENSAMENTO: SE HÁ CONTEÚDO BIZARRO, PARANÓIDE, RELIGIOSO OU MÍSTICO, DELIRANTE;
PERCEBENDO ATIVIDADE DELIRANTE, DESCREVER COM DETALHES SUAS CARACTERÍSTICAS: ATITUDE DIANTE DO AMBIENTE, SE APRESENTA DESCONFIADO, PERSEGUIDO, INFLUENCIADO, SE RIEM DELE OU O ADMIRAM, SE QUEREM MATÁ-LO OU SE APRESENTA ALGUM DOM ESPECIAL;
UTILIZAR FRASES, EXPRESSÕES E IDÉIAS APRESENTADAS PELO PACIENTE COMO FORMA DE ILUSTRAR E PROPICIAR MELHOR ATENDIMENTO.
CONSCIÊNCIA
O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA PODE SER OBSERVADO PELA CAPACIDADE DE RESPONDER AO AMBIENTE, EM ESPECIAL A PARTICIPAÇÃO NO EXAME;
A DESCRIÇÃO DA ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E ORIENTAÇÃO PODEM SER MUITO ÚTEIS NA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA.
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
REFERIR SE O PACIENTE ESTÁ DISPERSO OU NÃO, COMO SE COMPORTA EM RELAÇÃO AO QUE ACONTECE NO AMBIENTE;
SE RESPONDE ÀS PERGUNTAS PRONTAMENTE OU SE É NECESSÁRIO REPETI-LAS;
PEDIR PARA QUE REALIZE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS OU ENUMERAR DIAS DA SEMANA OU MESES.
ORIENTAÇÃO
REGISTRAR RESPOSTAS REFERENTES A SEU PRÓPRIO NOME, IDADE, LOCAL E DATA DO EXAME.
MEMÓRIA
DESCREVER O NÍVEL DE DIFICULDADE EM CITAR, LOCALIZAR E DESCREVER OS DADOS DA ANAMNESE;
CITAR TRÊS PALAVRAS E OBSERVAR SE O PACIENTE CONSEGUE REPETÍ-LAS IMEDIATAMENTE;
REPETIR QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO ATÉ A SUA MEMORIZAÇÃO;
AVISAR QUE SERÁ PEDIDO QUE AS REPITA POSTERIORMENTE;
ALGUNS MINUTOS, SOLICITAR QUE CITE AS PALAVRAS.
SENSOPERCEPÇÃO
CITAR SE HÁ DISTÚRBIOS SENSOPERCEPTIVOS, COMO O PACIENTE SE REFERE A ELES: ESPONTANEAMENTE OU SÓ APÓS SEREM INQUIRIDOS;
DESCREVER COM DETALHES QUAL O SEU TIPO E CONTEÚDO, EM QUE PERÍODO DO DIA E MAIS FREQÜENTE.
INTELIGÊNCIA
AVALIAÇÃO SUCINTA DA INTELIGÊNCIA: SE HÁ ALGUMA ALTERAÇÃO GROSSEIRA E COMO ELA É OBSERVADA, DESEMPENHO DO PACIENTE, GRAU DE INSTRUÇÃO, AMBIENTE CULTURAL E CONHECIMENTO GERAL;
AS PERGUNTAS REALIZADAS NA ANAMNESE, NO EXAME DO PENSAMENTO, DA ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO E DA MEMÓRIA TAMBÉM SÃO ÚTEIS.
AFETIVIDADE E HUMOR
PODE SER OBSERVADA ATRAVÉS DA ATITUDE DO PACIENTE EM RELAÇÃO A SI MESMO, SUA HIGIENE E SEU INTERESSE NO EXAME;
OBSERVAR TAMBÉM SUAS ATITUDES NO QUE SE REFERE À FAMÍLIA, AOS AMIGOS, SEUS BENS E SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS;
O HUMOR É A DESCRIÇÃO DO ESTADO DE ÂNIMO NO MOMENTO DO EXAME: SE O PACIENTE CHORA, SE ESTÁ ALEGRE, EUFÓRICO, TRISTE, AMEAÇADOR, INDIFERENTE, ANSIOSO OU IRRITADO;
DESCREVER SE O MESMO MUDA DE HUMOR FACILMENTE, SE HÁ COERÊNCIA COM O AMBIENTE.
VONTADE E PSICOMOTRICIDADE
DESCREVER A CAPACIDADE DO PACIENTE EM EXPRESSAR SEUS DESEJOS E COLOCA-LOS EM PRÁTICA: DESEJO DE SER EXAMINADO, CAPACIDADE DE OBEDECER ORDENS, DE DECIDIR SOBRE SEUS PLANOS;
RELATAR A CAPACIDADE DO PACIENTE EM SER PERSUADIDO A REALIZAR ALGO QUE NÃO DESEJA;
PORMENORIZAR AS OBSERVAÇÕES REFERENTES AO COMPORTAMENTO PSICOMOTOR SE HÁ AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DOS MOVIMENTOS ESPONTÂNEOS, SE EXISTE AGITAÇÃO PSICOMOTORA, TREMORES, TIQUES, ESTEREOTIPIAS, MANEIRISMOS,ETC…;
DESCREVER ALTERAÇÕES DA SÍNDROME CATATÔNICA.
NOÇÃO DO ESTADO MÓRBIDO
CITAR A OPINIÃO DO PACIENTE QUANTO À SUA MORBIDADE, SE HÁ ENTENDIMENTO DE QUE NECESSITA DE AJUDA MÉDICA OU SE JULGA-SE SAUDÁVEL OU, SE COLOCA A CULPA DE SUA PRESENÇA NO EXAME OU DE SUA MORBIDADE EM OUTREM.
PLANOS PARA O FUTURO
DESCREVER O QUE O PACIENTE PRETENDE FAZER EM UM FUTURO PRÓXIMO, COMO POR EXEMPLO, APÓS A ALTA HOSPITALAR OU NA PRÓXIMA SEMANA.
RELATAR SE O PLANO É COERENTE, DELIRANTE, DE SER POSSÍVEL REALIZAÇÃO OU SE É UM PLANO QUE SE MANTÉM HÁ MUITO TEMPO E SABIDAMENTE NÃO SERÁ REALIZADO.
SÚMULA PSICOPATOLÓGICA
DEVEM ESTAR PRESENTES TODOS OS ITENS EXPOSTOS, COM SUAS OBSERVAÇÕES, MAS DE FORMA SUSCINTA E COM TERMOS TÉCNICOS APENAS.
PACIENTES QUE NÃO COOPERAM
PACIENTES ESTUPOROSOS OU QUE NÃO COOPERAM DEVE-SE PROCEDER AO EXAME COM PEQUENAS ALTERAÇÕES, CONSIDERANDO-SE:
REAÇÃO GERAL E POSTURA – ATITUDE VOLUNTÁRIA OU PASSIVA, BIZARRAS, FORÇADAS, NATURAIS / COMPORTAMENTO PERANTE A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL;
EXPRESSÃO FACIAL – ALERTA, ATENTA, VAGA, PERPLEXIDA, IRRITADA / ASSINALAR SINAIS DE EMOÇÕES COMO CHORO, SORRISOS, ENRUBRECIMENTO, TRANSPIRAÇÃO,ETC…;
OLHOS – ABERTOS OU FECHADOS / CITAR SE O OLHAR ESTÁ FIXO, FURTIVO OU ATENTO AO AMBIENTE;
REAÇÃO MUSCULAR – DESCREVER O ESTADO DA TENSÃO MUSCULAR, RESISTÊNCIA AOS MOVIMENTOS ESPONTÂNEOS / RIGIDEZ DE NUCA / RIGIDEZ EM RODA DENTEADA;
REAÇÃO EMOCIONAL – CITAR COMO O PACIENTE REAGE QUANDO RECEBE UMA VISITA / QUANDO SÃO ABORDADOS TEMAS COMOP FAMÍLIA E FILHOS / COMO REAGE AOS ESTÍMULOS INESPERADOS COMO BATER PALMAS OU A UM FLASH DE LUZ INESPERADO;
REAÇÃO AO QUE É DITO OU FEITO – DESCREVER A RESPOSTA ÀS ORDENS COMO MOSTRAR A LÍNGUA, SEGURAR AS MÃOS, MOVER OS MEMBROS/ CITAR OS MOVIMENTO SÃO LENTOS OU SÚBITOS, SE HÁ OBEDIÊNCIA AUTOMÁTICA, REAÇÃO À DOR / NEGATIVISMO;
FALA – DESCREVER QUALQUER ESFORÇO APARENTE AO FALAR COMO MOVIMENTOS DOS LÁBIOS, MURMÚRIOS, MOVIMENTOS DE CABEÇA;
ESCRITA – OBSERVE AS REAÇÕES OFEREÇA LÁPIS E PAPEL / RELATE A PRESENÇA DE ESFORÇO AO ESCREVER. ÀS VEZES ALGUNS PACIENTES NÃO COLABORAM E QUE DECIDEM SE COMUNICAR APENAS PELA LINGUAGEM ESCRITA.
REFERÊNCIAS:
Harris-Hendriks J, Newman M, Black D, Mezey G (1997). "Overview and comment". In Black D. Psychological Trauma: A Developmental Approach. London: Gaskell. ISBN 0-902241-98-2. OCLC 896654729.
Reder, Peter; Lucey, Clare, eds. (2002). Assessment of parenting: Psychiatric and psychological contributions. London: Routledge. ISBN 0-415-11454-3. OCLC 928402930.
Treatment Protocol Project 2004, p. 8-10
Bhugra, Dinesh; Bhui, Kamaldeep (March 1997). "Cross-cultural psychiatric assessment". Advances in Psychiatric Treatment. 3 (2): 103–110. doi:10.1192/apt.3.2.103?Freely accessible – via Royal College of Psychiatrists.