O que é uma Unidades de Pronto Atendimento (UPA)?

O que é uma Unidades de Pronto Atendimento (UPA)?

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é uma unidade de saúde de média complexidade que tem como objetivo oferecer atendimento médico de urgência e emergência à população, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

As UPAs estão equipadas para atender casos de natureza clínica, pediátrica e odontológica, oferecendo serviços como consultas médicas, realização de exames laboratoriais e radiológicos, curativos, suturas, administração de medicamentos, dentre outros.

Essas unidades estão presentes em vários municípios brasileiros e foram criadas com o intuito de desafogar as unidades de pronto-socorro dos hospitais, oferecendo atendimento de qualidade e resolutivo em situações de urgência e emergência.

As UPAs são gerenciadas pelas secretarias de saúde dos municípios e podem ser acionadas por meio do serviço de emergência 192 (SAMU) ou diretamente pelos pacientes que buscam atendimento médico imediato.

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada no Rio de Janeiro em 2007, no Complexo da Maré. A implantação das UPAs foi uma das medidas do Governo Federal para a reorganização da rede de urgência e emergência do país, que visa a melhoria do atendimento aos pacientes em situações de urgência e emergência.

Hoje, as UPAs são consideradas uma importante estratégia para a organização da rede de urgência e emergência no país, contribuindo para a redução da superlotação dos hospitais e para a melhoria do acesso da população aos serviços de saúde de qualidade.

A criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

De maneira a atender aos pressupostos do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma mais abrangente, foi necessária a criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Elas foram instituídas inicialmente pela Portaria n° 1020, de 13 de maio de 2009 (Revogada pela Portaria nº 1.601, de 7 de julho de 2011), e estão em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências, lançada pelo Ministério da Saúde pela Portaria n° 1.863 de setembro de 2003.

As UPas foram implementadas com objetivo de estruturar e organizar a rede de urgências e emergências do país. A UPA fica localida em ponto estratégico de um município, de forma que seja possível executar a Rede de Atenção às Urgências, conforme determina a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A sua atuação é de média complexidade, ou seja, fica entre os serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os serviços prestado pelos hospitais de referência em urgência e emergência, atendendo assim boa parte da população.

A Portaria n° 2.648, de 07 de novembro de 2011, determina que as UPAs são classificadas por porte. A definição da classificação de uma UPA, definirá a estruturada que ela precisa ter, tanto em recursos humanos como em equipamentos e insumos.

Foi em 2007, no Rio de Janeiro, onde as UPA começaram a ser implantadas como estratégia para superar a insuficiência da assistência da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Apesar do estado do Rio de Janeiro ter inicado com as implantação das primeiras UPAs, atualmente no estado de São Paulo é onde se concentra o maior número dessas Unidades de Pronto Atendimento.

Quem trabalha em uma Unidades de Pronto Atendimento (UPA)?

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é geralmente composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros.

O médico é responsável por diagnosticar e tratar os pacientes, prescrever medicamentos e encaminhá-los para outros especialistas, se necessário. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem prestam assistência aos pacientes, monitoram seus sinais vitais, administram medicamentos e realizam procedimentos médicos.

Os recepcionistas são responsáveis pelo atendimento inicial dos pacientes, realizando a triagem e encaminhando-os para os profissionais adequados. Os assistentes sociais e psicólogos ajudam os pacientes e suas famílias a lidar com problemas emocionais e sociais relacionados à saúde.

Os fisioterapeutas ajudam os pacientes a recuperar a mobilidade e a funcionalidade, enquanto os farmacêuticos são responsáveis pela dispensação e orientação sobre medicamentos.

Cada profissional desempenha um papel importante na equipe de uma UPA, trabalhando em conjunto para oferecer cuidados médicos de qualidade aos pacientes.

Quantas UPAs existem?

De acordo com dados do Ministério da Saúde até março de 2023, o Brasil conta com 464 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), funcionando 24h. Você pode ler o nosso artigo sobre “quantas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) existem no Brasil“, para obter informações detalhadas.

Cabe ressaltar que a quantidade de UPAs pode variar de acordo com a região e as necessidades de cada município, e a expansão dessas unidades depende da disponibilidade de recursos financeiros e da capacidade de gestão dos gestores locais.

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