Manual Sobre Prevenção ao Suicídio

No ano em que a Organização Mundial da Saúde escolhe como tema do Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro – a Prevenção do Suicídio, o Ministério da Saúde, após ter lançado, em agosto deste ano, as Diretrizes nacionais de prevenção do suicídio, lança este manual para profissionais das equipes de saúde mental dos serviços
de saúde, com especial ênfase às equipes dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps). 

Esta iniciativa é parte da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio, que visa a reduzir as taxas de suicídios e tentativas e os danos associados com os comportamentos suicidas, assim como o impacto traumático do suicídio na família, entre amigos e companheiros (as), nos locais de trabalho, nas escolas e em outras instituições.

Como um sério problema de saúde pública, a prevenção do comportamento suicida não é uma tarefa fácil. Uma estratégia nacional de prevenção, como a que se organiza no Brasil a partir de 2006, envolve uma série de atividades, em diferentes níveis, e uma delas é a qualificação permanente das equipes de saúde, uma das diretrizes desta proposta. Uma vez que várias doenças mentais se associam ao suicídio, a detecção precoce e o tratamento apropriado dessas condições são importantes na sua prevenção.

Nesse sentido, este manual é um recurso a mais, dentre vários que estão sendo preparados, resultante de uma cooperação entre o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde e o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sua principal finalidade é a transmissão de informações
básicas que possam orientar a detecção precoce de certas condições mentais associadas ao comportamento suicida, bem como o manejo inicial de pessoas que se encontrem sob risco suicida e medidas de prevenção.

José Gomes Temporão

Secretaria de Atenção à Saúde

Sumário

Comportamento suicida: a dimensão do problema 7

A importância das equipes dos centros de atenção

psicossocial na prevenção do suicídio 13

Alguns fatores de risco para o suicídio 15

Suicídio e transtornos mentais 19

Esquizofrenia 21

Depressão 33

Dependência de álcool ou uso nocivo 43

Transtornos de personalidade 47

Aspectos psicológicos no suicídio 51

Como ajudar a pessoa sob risco de suicídio? 55

Como abordar o paciente 57

Pessoas sob risco de suicídio 61

Como lidar com o paciente 63

Encaminhando o paciente com risco de suicídio 69

Referências 

BAIXE AQUI:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *