Rachel Haddock Lobo - Enfermeira

Rachel Haddock Lobo

Rachel Haddock Lobo foi uma enfermeira brasileira que teve uma importante contribuição para a saúde pública e a enfermagem no país. Nascida em 1910, no Rio de Janeiro, ela formou-se em enfermagem pela Escola Ana Nery em 1931 e, posteriormente, obteve uma especialização em saúde pública pela Universidade do Brasil.

Durante sua carreira, Rachel Haddock Lobo trabalhou em diversas áreas da enfermagem e da saúde pública. Ela foi enfermeira-chefe do Hospital São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro, e atuou como supervisora de enfermagem da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM).

Rachel Haddock Lobo também teve um papel importante na luta contra a tuberculose no Brasil. Ela foi uma das fundadoras da Liga Brasileira de Higiene Mental e da Campanha Nacional Contra a Tuberculose. Ela também foi responsável pela criação do primeiro serviço de enfermagem domiciliar do país, para o tratamento de pacientes com tuberculose.

Além de sua atuação na enfermagem e na saúde pública, Rachel Haddock Lobo também foi uma defensora dos direitos das mulheres e uma militante pelos direitos civis. Ela participou da criação do Movimento Feminino pela Anistia e foi uma das fundadoras da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Rachel Haddock Lobo faleceu em 1985, deixando um legado significativo na enfermagem e na saúde pública do Brasil. Ela é considerada uma das pioneiras da enfermagem em saúde pública no país e uma defensora dos direitos das mulheres e da promoção da igualdade racial e social.

Você também pode conhecer outras enfermeiras que fizeram história no Brasil, como foi o caso de Rachel Haddock Lobo, ou conhecer as enfermeiras famosas no mundo inteiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *