Frequência Cardíaca - Sinais Vitais

Frequência Cardíaca – Sinais Vitais

Atualizado em 20/04/2023 às 03:41

A pulsação é uma medida da frequência cardíaca ou o número de vezes que o coração bate por minuto, também chamada de Frequência Cardíaca (FC). O pulso acontece quando o coração empurra o sangue e ele bate na parede das artérias, gerando assim as ondas de pulso. Na avaliação da frequência cardíaca, o enfermeiro ou técnico de enfermagem, avaliam tanto a frequência desse pulso como a qualidade e a força dele.

Ritmo do coração e Força do pulso

Quando o coração empurra o sangue pelas artérias, as artérias se expandem e se contraem com o fluxo do sangue. Tomando um pulso não só mede a frequência cardíaca, mas também pode indicar o seguinte:

  • Ritmo do coração
  • Força do pulso

A Frequência Cardíaca normal para adultos saudáveis, varia de 60 a 100 batimentos por minuto. A taxa de pulso pode flutuar e aumentar com exercício, doença, lesão e emoções.

Mulheres com 12 anos ou mais, em geral, tendem a ter batimentos cardíacos mais rápidos que os homens. Atletas, como corredores, que fazem muito condicionamento cardiovascular, podem ter frequência cardíaca próxima a 40 batimentos por minuto e não apresentam problemas.

Como verificar seu pulso

Quando o coração força o sangue através das artérias, você sente as batidas pressionando firmemente as artérias, que estão localizadas perto da superfície da pele em certos pontos do corpo.

O pulso pode ser encontrado na lateral do pescoço, no interior do cotovelo ou no pulso. Para a maioria das pessoas, é mais fácil tomar o pulso no pulso.

Se você usar a parte inferior do pescoço, certifique-se de não pressionar com muita força e nunca pressionar os pulsos dos dois lados da parte inferior do pescoço ao mesmo tempo, para evitar o bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro. Ao tomar seu pulso:

Usando a primeira e a segunda ponta dos dedos, pressione com firmeza, mas suavemente as artérias até sentir um pulso.

Comece a contar o pulso quando o ponteiro dos segundos do relógio estiver no 12.

Conte o pulso por 60 segundos. O resultado de pulsação do pulso deve corresponder dentro da frequência normal.

Não é recomendado contar o pulso por 15 segundos

ATENÇÃO: Não é recomendado contar o pulso por 15 segundos e depois multiplique por quatro para calcular as batidas por minuto, porque o pulso pode alterar nesses 15 segundo, por isso, o ideal é que você faça a verificação desse pulso em pelo menos 1min ou 60 segundos.

Ao contar, não observe o relógio continuamente, mas concentre-se nas batidas do pulso.

Se não tiver certeza sobre seus resultados, peça a outra pessoa para contar para você.

Se o seu médico lhe ordenou que verifique o seu próprio pulso e está com dificuldades em encontrá-lo, consulte o seu médico ou enfermeiro para instruções adicionais.

PULSO – TERMINOLOGIA

TERMINOLOGIA

  • Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal.
  • Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais.
  • Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais.
  • Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.
  • Taquisfigmia: pulso acelerado.
  • Bradisfigmia: frequência abaixo da faixa normal.
  • Pulso filiforme: indica redução da força ou do volume do pulso periférico.

VALORES DE REFERÊNCIA PARA PULSAÇÃO

  • Adultos – 60 a 100 bpm;
  • Crianças – 80 a 120 bpm
  • Bebês – 100 a 160 bpm

10 comments

  1. Pulso é uma coisa e Frequência cardíaca é outra. Sfigmia é para frequncia de pulso e cardia é para frequencia cardiaca. O pulso pode ser aferido nos diversos pulsos do corpo humano sendo normal: normosfigmia, aumentado: taquisfigmia, baixo: bradisfigmia… e a frequencia cardia é obtida através de monitorização cardiaca ou verificação através da palpação no quinto espaço intercostal e linha hemiclavicular. A frequencia cardíaca e de pulso tendem a ser iguais, esse seria o ideal mas, a casos em que a frequencia cardiaca difere por mínima coisa uma da outra quanto a ritmo, velocidade..

    Só fazendo uma observação pessoal, adorei o material

  2. contar o pulso por 15 segundos e depois multiplicar por 4 não trás exatidao no resultado, pois os batimentos da pessoa pode estar irregular dentro de 1 min.Então o ideal é contar mesmo durante os 60 segundos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *