Casais homossexuais experimentam tanta violência

Quase metade de todos os homens em um novo estudo sobre violência por parceiro íntimo em casais do sexo masculino relatam ter sido vítimas de abuso.

O estudo da Universidade de Michigan mostra que, além dos estressores universais – finanças, desemprego, abuso de drogas – que casais heterossexuais e homens compartilham, experiências de homofobia e outros fatores exclusivos para casais do sexo masculino também predizem o abuso entre eles.

O estudo é um dos poucos que analisam a violência do ponto de vista de ambos os membros do casal (agressor e vítima), disse Rob Stephenson, professor de enfermagem da U-M e diretor do Centro de Disparidades em Sexualidade e Saúde.

A maioria dos estudos sobre violência doméstica examina vítimas femininas em casais heterossexuais ou apenas fez perguntas a um membro de um casal masculino.

Quase metade (46 por cento) dos 320 homens (160 casais) no estudo relataram ter experimentado alguma forma de violência por parceiro íntimo no último ano – violência física e sexual, abuso emocional e comportamento de controle.

"Se você apenas olhou para a violência física e sexual em casais do sexo masculino, é cerca de 25 a 30 por cento, aproximadamente o mesmo que as mulheres", disse ele. "Estamos presos nessa representação mental da violência doméstica como vítima feminina e perpetradora masculina, e embora isso seja muito importante, há outras formas de violência doméstica em todos os tipos de relacionamentos".

A pesquisa é importante porque desmascara esse estereótipo e explica o controle e o isolamento de comportamentos, bem como o abuso físico, disse Stephenson.

Em última análise, a violência liga-se à prevenção do HIV porque os homens em relacionamentos abusivos podem achar difícil negociar o uso do preservativo ou mesmo quando e como eles fazem sexo, disse Stephenson. Tampouco há uma boa comunicação sobre o status do HIV e a prevenção do HIV em relacionamentos abusivos.

Seu estudo faz uma forte conexão entre a homofobia internalizada e a violência, disse Stephenson. Um homem gay que está lutando com sua identidade pode atacar seu parceiro com abuso físico ou emocional como um comportamento de resposta ao estresse – semelhante aos casais heterossexuais, onde um homem desempregado ataca sua parceira porque se sente inadequado, disse ele.

Stephenson quer que os médicos comecem a perguntar aos casais masculinos sobre a violência. Agora, a maioria não, ele disse. O estudo aparece na edição de julho do American Journal of Men's Health.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *