Enfermeiro Cezar Black chora ao criticar do médico Fred Nicácio no BBB23

Enfermeiro Cezar Black chora ao criticar do médico Fred Nicácio no BBB23

O Enfermeiro que participa do BBB23 chora ao criticar fala do médico Fred Nicácio e diz que a enfermagem não é valorizada

O Médico e fisioterapeuta Fred Nicário comentou situações que vivenciou na profissão e usou a expressão “minha enfermeira“, enfatizando que a enfermagem é subalterna dos médicos.

A expressão surgiu depois que o médico relembrou um episódio em sua vida quando uma enfermeira o repreendeu dizendo que aquilo era coisa de médico.

“Eu vi um médico entubando e eu falei assim: ‘eu queria fazer isso aí’. Uma enfermeira branca olhou para mim e disse: ‘sai pra lá, menino, isso é só para médico. Sete anos depois voltei e ela era minha enfermeira”, relatou.

Acontece que o Enfermeiro Cezar Black, que também é participante do BBB23 não gostou nada da situação e nem mesmo dos comentários do participante da casa Fred Nicário. Quando estava criticando a fala do médico, o enfermeiro BBB até chorou dizendo que a enfermagem não tem reconhecimento

“Ele falou, tentando ser para ele algo de positivo… ‘Ah, porque a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar’. Pô, cara, pra gente é super ofensivo isso”, afirmou Cezar.

“Para a gente, é super ofensivo isso, para nossa classe. É uma coisa que a gente briga todos os dias. Gente, você nasce hoje, o médico tirou da barriga da sua mãe, ele entrega para a gente. A enfermagem vai estar no dia que você nasce e no dia que você morrer. Quem prepara o seu corpo é a enfermagem. Nossa classe não tem reconhecimento”, disse Cezar.

A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subalterna a nenhuma outra profissão.

O episódio causou muitas discussões nas redes sociais, de críticas ao médico Fred Nicácio e apoio ao Enfermeiro Cezar Black. Até os conselhos de enfermagem em vários estados do Brasil se posicionaram contra a fala do médico.

Nota do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo

A enfermagem, não raro, é vítima de comparações que a subalternizam mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *