Veja como estão os preparativos, para a Manifestação e Greve da Enfermagem em todo o Brasil pelo Piso da Enfermagem.

Greve da Enfermagem 2023

Atualizado em 09/02/2023 às 03:00

Veja como estão os preparativos, para a Manifestação e Greve da Enfermagem 2023 em todo o Brasil, pelo Piso da Enfermagem.

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Axuliares de Enfermagem e Parteiras, são os profissionais que compõem, a formação da categoria da Enfermagem. Estes profissionais estão há anos reivindicados vários direitos, eles suas reivindicações estão o Piso Salarial e as 30h semanais.

O caminho penoso da Enfermagem pelo piso

Depois de exaustivas negociações, idas e vindas nas discurssões sobre os anseios da categoria, e também, pela situação vivida por estes profissionais, no período da Pandemia da Covid-19 em 2020, finalmente uma luz no fim do túnel surgiu com os avanços na proposta de efetivação do Piso da Enfermagem.

O ano de 2022, foi um dos mais tensos para a categoria, devido aos esforços dos Deputaddos, Senadores e Representantes da categoria em aprovar e promulgar o Piso da Enfermagem e ver que foi logo em seguida suspenso pelo STF (Superior Tribunal Federal), através de uma liminar, a pedido dos representantes dos patrões da Rede Privada de Saúde.

Mas, a enfermagem não desistiu, ela continuou na luta e cobrando os políticos. Ainda no ano de 2022, na última semana de de trabalho, na Câmara dos Deputados e do Senado Federal, foi votada, aprovada e promulgada a Emenda Constitucional que aponta os recursos para o pagamento do Piso e garante a efetivação da Lei nº 14.434 de 4 de agosto de 2022.

Ao ser comunicado oficialmente pelo Presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o STF manteve a liminar e respondeu que pra efetivar o piso da enfermagem conforme determina a Emenda Constitucional aprovada, seria necessário uma lei complementar, ou seja, uma Medida Provisória, para que o repasse do Governo Federal aos Estados e Municípios e para as Entidades Fialtrópicas possa de fato acontecer.

O Ministério da Saúde, logo no mês de janeiro deste ano, instituíu o Grupo de Trabalho (GT), para definir uma minuta que seria a base do texto da criação dessa medida provisória. Nas reuniões que aconteceu com o GT, os representantes da Enfermagem perceberam e encontraram muito resitência do Secretário Executivo do Ministério da Saúde, onde, abriu discursões exaustivamente já debatidas no meio político e resolvidas, o que gerou entre os representantes do Fórum, o debate para a manifestação e Greve da Enfermagem 2023.

Após o último dia de reunião com o GT, o Fórum Nacional da Enfermagem, publicou um comunicado convocando os profisionais para manifestação dia 14 de fevereiro e greve geral no dia 10 de março, caso nada seja resolvido.

A minuta então foi concluída e enviada para a Casa Civíl, que aguarda tão somente a edição da Medida Provisória e assinatura do Presidente Lula par que entre em vigor o Piso da Enfermagem.

Túlio Gadêlha, Deputado Federal reeleito em Pernambuco, é um dos políticos que apóia a luta da Enfermagem. Em seu perfil no Instagram nesta sexta-feira (03/02), Túlio disse:

O grupo de trabalho do Ministério da Saúde enviou a minuta da Medida Provisória que encaminhará a implementação do Piso Salarial da Enfermagem para a Casa Civil da Presidência da República. O texto-base foi construído por uma soma de forças de integrantes do ministério, parlamentares e representantes da categoria, apontando que as emendas constitucionais 27 e 28 já são instrumentos legais suficientes para a implementação do Piso. Acompanharemos toda a sua caminhada até a aguardada aprovação, que certamente virá.

A mobilização e preparo para Greve da Enfermagem 2023, acontece pelo pedido de convocação do Fórum.

Manifestação da Enfermagem 14 de fevereiro

As entidades sindicais, representativas do Fórum Nacional da Enfermagem, definiram mobilização nacional, no próximo dia 14 de fevereiro de 2023 no Distrito Federal e nos Estados, com indicativo de paralisação nacional, respeitando as normas vigentes.

Em Brasília, o ato acontecerá em frente ao Ministério da Saúde, a partir das 10h. Quem aderir ao movimento, deve usar braço ou roupa da Enfermagem. Nos estados as entidades sindicais locais vão definir os horários e os locais dos atos.

Paraná

O Coren-PR e o Fórum Estadual da Enfermagem, convida os profissionais de enfermagem para o ato de mobilização em prol do Piso Salarial da Enfermagem.
Data: 14/02/2023
Horário: 15h
Local: Boca Maldita – Curitiba PR

Greve Geral da Enfermagem 10 de março

O calendário do Fórum Nacional da Enfermagem, segue incluindo, indicativo de Greve Nacional da Enfermagem, caso não sejam tomadas as medidas para viabilizar o piso da categoria.

Se nada for resolvido, e a Greve da Enfermagem 2023 tiver realmente que acontecer, devemos mobilizar o máximo de profissionais para fazer pressão e mostrar a nossa força.

O Presidente Lula, disse me campanha: “A gente vai ter que cumprir o salário da enfermagem nesse país!“. Ele ainda afirmou que a luta da enfermagem, era uma luta de esquerda. A categoria aguarda o cumprimento da promessa feita.

4 comments

    1. OTARIOS, É VC PALHAÇO QUE FICA AI APOIANDO POLITICOS CORRUPTOS…. ESTAMOS BRINGANDO POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, O QUEAL REFLETIRÁ NA ASSISTENCIA…
      DEIXA DE SER BURRO QUE QUALQUER PESSOA QUE ENTRAR NO SISTEMA, VAI SER CUMPLICE, CONIVENTE, SEM FALAR DE COPARTICIPAÇÃO NAS PROPINAS.

      1. Se fudeu… se fudeuuUUuuUuuUuu…
        Siiiii fuUUuuuUdeeEeeEeeEram…

        Grande dia, eu como médico, poder dizer que vcs, incompetentes da enfermagem, se fuderam…

        GRANDE DIA!!
        Faz greve. Faz o L.
        Faz enfermagem… porque MEDICINA, essa não é para seu bico.
        kkkk

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *