Estudo mostra que mais de metade do tempo em que crianças passam em frente ao computador e celular contribui pouco para o aprendizado.

Maior parte do uso infantil de tecnologia não tem conteúdo educativo

Atualizado em 04/02/2023 às 11:21

Estudo mostra que mais de metade do tempo em que crianças passam em frente ao computador e celular contribui pouco para o aprendizado.

Não é sua imaginação: os pequeninos estão gastando muito mais tempo com telas minúsculas.

A Common Sense Media, uma organização sem fins lucrativos, acaba de divulgar novos números sobre o uso da mídia por crianças de até 8 anos. A pesquisa de pais nacionalmente representativa descobriu que 98% das casas com crianças agora têm um dispositivo móvel, como um tablet ou smartphone.

Isso é um salto enorme de 52% há apenas seis anos. Os dispositivos móveis agora são tão comuns quanto as televisões nas casas das famílias.

E a quantidade média de tempo que nossos filhos menores gastam com esses dispositivos portáteis todos os dias também está disparando: de cinco minutos por dia em 2011, para 15 minutos por dia em 2013, para 48 minutos por dia em 2017.

James Steyer, CEO e fundador da Common Sense Media, chama isso de “uma mudança sísmica” que está “redefinindo fundamentalmente as experiências da infância” com “enormes implicações que apenas começamos a entender“.

O lado sombrio da coisa

O uso infantil de tecnologia pelas crianças também tem o seu lado sombrio. As crianças atualmente passam muito mais tempo em frente ao computador, celular e tablet, do que as gerações anteriores. Muitas vezes esse hábito é incentivado pelos próprios pais, que veem um caráter educativo nesses aparelhos. No entanto, um estudo feito nos Estados Unidos mostra que, é preciso cautela com o otimismo em torno dessas tecnologias.

A pesquisa mostrou que menos da metade do tempo (44%) em que crianças de 2 a 10 anos passam interagindo com esses aparelhos tem fins considerados pelos pais como educativos. Ou seja, das 2h07 diárias em que elas usam essas tecnologias, apenas 56 minutos envolvem conteúdos educativos. Na maioria das vezes, elas assistem a programas e usam aplicativos que pouco contribuem para o aprendizado, raciocínio e criatividade.

Leia também: Alimentação da criança até completar 2 anos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *