O Mais Médicos voltou

Mais Médicos volta

Governo do Presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciam nesta segunda (20/3), a retomada do programa Mais Médicos para o Brasil.

O programa Mais Médicos volta, e agora se chama MAIS MÉDICOS PELO BRASIL. Com abertura de 15 mil novas vagas e com investimento de 712 milhões de reais. A perspectiva do governo Lula é de que até o final deste ano, 28 mil profissionais participarão do programa e que 96 milhões de brasileiros sejam alcançados.

Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Governo Lula, anunciou no último sábado (18/3) o lançamento do programa. Ele declarou em rede social que o programa Mais Médicos, chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios. Declara ainda que o programa contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a retomada do programa. “Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, sendo um brasileiro que precisa de saúde”, defendeu.

O que foi Programa Mais Médicos?

O Programa Mais Médicos, foi uma iniciativa do governo federal brasileiro, criada em 2013, visando suprir a falta de médicos em regiões mais afastadas e carentes do país. Através do programa, médicos brasileiros e estrangeiros, principalmente de países da América Latina e de Cuba, foram contratados para trabalhar em áreas com carência de profissionais de saúde.

O programa foi criado, como uma resposta à demanda de melhorias no atendimento básico de saúde em todo o país, principalmente nas regiões mais carentes e remotas. Além de garantir, o acesso aos serviços de saúde básicos para a população, o programa tinha como objetivos, o aprimoramento da formação médica e a valorização da atenção básica.

O Programa Mais Médicos, foi bastante controverso e gerou discussões em diversos âmbitos, incluindo questões éticas e políticas. No entanto, durante os anos em que esteve em vigor, ele contribuiu significativamente para a melhoria da saúde básica em diversas regiões do país.

Quando acabou o programa mais médicos?

Oficialmente, o Programa Mais Médicos não acabou, mas sofreu algumas mudanças e restrições após o Governo Federal, ter rompido o acordo com o governo cubano em novembro de 2018. Como resultado, os médicos cubanos, que representavam a maioria dos profissionais do programa, deixaram de atuar no Brasil.

Em seguida, o Ministério da Saúde, abriu editais para a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros com registro no Brasil, porém, com menor adesão por parte dos profissionais. O programa passou a se chamar “Mais Médicos para o Brasil” e teve, uma redução no número de vagas oferecidas, além de outras mudanças nas regras e critérios de seleção.

No entanto, em 2020, em meio à pandemia da COVID-19, o programa volta a ganhar destaque, sendo lançado um edital emergencial. Esse edital era para contratação de médicos, para atuarem nas áreas mais afetadas pela pandemia. Com isso, o programa continua em atividade, mas com um número menor de médicos participantes e algumas alterações em suas regras e objetivos.

Nesta segunda-feira (20/3), o Presidente Lula faz o relançamento do Programa Mais Médicos com investimento de R$ 712 milhões.

Quais profissionais o programa mais médicos contrata?

Além dos médicos, o programa também contava com outros profissionais da área de saúde, como enfermeiros e dentistas. Eles trabalhavam em conjunto com os médicos para prestar atendimento médico básico à população das regiões atendidas pelo programa. Entretanto, a contratação desses outros profissionais de saúde era feita em menor escala em comparação com a contratação de médicos.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *