Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

O que é Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)?

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é promover ações de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou autismo, bem como defender seus direitos.

Fundação da Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi fundada no dia 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro, por um grupo de pais de crianças com deficiência intelectual que se uniram para buscar soluções para os desafios enfrentados por suas famílias. Esses pais enfrentavam dificuldades para encontrar escolas que aceitassem seus filhos, bem como para obter apoio médico e terapêutico adequado.

A APAE, contou com o apoio e o espaço cedido pela Sociedade Pestalozzi, deu início aos seus trabalhos pedagógicos; conseguiu formar duas turmas com 20 crianças com deficiência, nesse mesmo ano de 1955.

A partir dessas dificuldades, os pais se reuniram e fundaram a Apae, visando buscar soluções para esses problemas, promover a inclusão social e garantir o acesso a serviços de qualidade para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Desde então, a organização cresceu e se expandiu, tornando-se uma referência nacional na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Entre os anos de 1954 a 1962 surgiram dezesseis APAEs em todo o Brasil. Hoje, a Apae é uma rede de mais de 2 mil unidades em todo o Brasil, que presta serviços de assistência social, saúde, educação, esporte, cultura e lazer para pessoas com deficiência e suas famílias.

Quais os serviços prestado pela Apae?

A Apae oferece uma ampla variedade de serviços para pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou autismo e suas famílias, tais como:

  1. Atendimento educacional especializado: inclui escolas especiais, salas de recursos e atividades de educação inclusiva em escolas regulares.
  2. Atendimento em saúde: oferece serviços de saúde, como atendimento médico, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e outros, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
  3. Atendimento social: disponibiliza assistência social para as famílias, incluindo programas de assistência financeira, orientação e apoio psicossocial.
  4. Atendimento jurídico: oferece suporte jurídico para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo orientação e assistência legal.
  5. Atendimento esportivo e cultural: promove atividades esportivas e culturais para pessoas com deficiência, visando a integração e inclusão social.

Além disso, a Apae também promove campanhas de conscientização sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência, oferece cursos e capacitação para profissionais que trabalham com pessoas com deficiência e desenvolve pesquisas para aprimorar o atendimento e tratamento de pessoas com deficiência.

Quais profissionais trabalham na Apae?

Alguns dos profissionais que podem trabalhar na Apae incluem:

  • Médicos: geralmente, a Apae conta com um médico responsável pelo atendimento clínico dos pacientes, que pode ser um clínico geral, neurologista, pediatra, entre outros.
  • Psicólogos: são responsáveis por avaliar e tratar questões emocionais, comportamentais e psicológicas dos pacientes e seus familiares.
  • Fisioterapeutas: trabalham na reabilitação física e motora dos pacientes, ajudando-os a recuperar ou melhorar a sua capacidade de movimento.
  • Terapeutas ocupacionais: trabalham para os pacientes desenvolverem habilidades e competências necessárias para a vida diária e laboral.
  • Fonoaudiólogos: ajudam na avaliação e tratamento das questões relacionadas à fala, linguagem, comunicação e deglutição dos pacientes.
  • Assistente social: auxilia os pacientes e suas famílias a lidar com questões sociais, como acesso a benefícios e recursos, inserção no mercado de trabalho, entre outros.
  • Professores: atuam na educação especial, adaptando o ensino para as necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual e múltipla.

Além disso, a Apae pode contar com outros profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, nutricionistas e pedagogos, assistentes administrativos, dependendo das necessidades específicas dos pacientes e da estrutura da organização.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *