O que posso fazer para reduzir o risco de câncer de pele?

O que posso fazer para reduzir o risco de câncer de pele?

Atualizado em 05/02/2023 às 08:08

A maioria dos cânceres de pele, é causada pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV). Para diminuir o risco de contrair câncer de pele, é necessário proteger a pele dos raios ultravioleta do sol. Os raios ultravioleta vêm do sol, camas de bronzeamento e lâmpadas solares.

Os raios UV podem danificar as células da pele

Para diminuir o risco de contrair câncer de pele, a pessoa precisa proteger a pele, dos raios ultravioleta do sol e evitar fontes artificiais de exposição aos raios ultravioleta, como camas de bronzeamento e lâmpadas solares.

Dados no Brasil

De acordo com divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer de pele não melanoma esperados, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 83.770 em homens e de 93.170 em mulheres. Nas regiões Nordeste e Norte, os homens ocupam, a segunda posição, com risco estimado de 65,59/100 mil e 21,28/100 mil, respectivamente. Nas mulheres, em todas as regiões brasileiras, com risco estimado de 125,13/100 mil (Centro-Oeste), 100,85/100 mil (Sudeste), 98,49/100 mil (Sul), 63,02/100 mil (Nordeste) e 39,29/100 mil (Norte).

Pratique a Segurança Solar

A proteção contra os raios UV é importante durante todo o ano, não apenas durante o verão. Os raios ultravioleta podem alcançá-lo em dias nublados e frios e refletem em superfícies como água, cimento, areia e neve. No Brasil os raios UV são mais fortes das 10h às 16h, horário de Brasília.

A medição do índice diário do UV, prevê a força dos raios UV a cada dia. Se o índice de UV for 3 ou superior em sua área, proteja sua pele de muita exposição ao sol. O Ministério da Saúde recomenda várias maneiras de proteger sua pele quando o índice UV é 3 ou superior.

Fique na sombra

  • Use roupas que cubram seus braços e pernas.
  • Use um chapéu de aba larga para proteger o rosto, a cabeça, as orelhas e o pescoço.
  • Use óculos de sol que envolvam e bloqueiem os raios UVA e UVB.
  • Use um protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção solar (SPF) de 15 ou superior.

Evite bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial (usando uma cama de bronzeamento, cabine, solário ou lâmpada solar para escurecer a pele) expõe os usuários a altos níveis de raios UV. Com o tempo, muita exposição aos raios UV pode causar câncer de pele, catarata e câncer de olho.

Um bronzeado não indica boa saúde. Quando os raios UV atingem a camada interna da pele, a pele produz mais melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele. Ele se move em direção às camadas externas da pele e se torna visível como um bronzeado. Qualquer alteração na cor da pele após a exposição aos raios UV (seja um bronzeado ou uma queimadura), é um sinal de lesão, não de saúde.

Bronzeamento artificial

  • Expõe os usuários a níveis intensos de raios UV, uma causa conhecida de câncer.
  • Não protege contra queimaduras solares. Um “bronzeado básico” é, na verdade, um sinal de dano à pele.
  • Pode levar a ferimentos graves. Acidentes de bronzeamento artificial e queimaduras enviam muitas pesoas para a sala de emergência a cada ano.

Leia também: Câncer de Boca

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *