Reunião de Líderes de Enfermagem no 13º SEMAD fortalece compromisso com Excelência em Gestão

Reunião de Líderes de Enfermagem no 13º SEMAD fortalece compromisso com Excelência em Gestão

A 13ª edição do Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (SEMAD) concluiu-se nesta quinta-feira (25/5), após uma série de quatro dias voltados para o refinamento da governança e gestão administrativa eficaz. A programação extensa, seguida por mais de 180 participantes, ilustrou o papel crucial desempenhado pelos conselhos na administração pública e destacou a responsabilidade em representar o principal órgão da classe da saúde no país.

O seminário, que contou com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e aconteceu em Porto Velho, reuniu conselheiros, assessores, funcionários públicos e colaboradores do sistema. O evento abrangeu uma variedade de palestras e debates, além da reunião de presidentes e das reuniões de assessores jurídicos e pregoeiros.

No encerramento do evento, Betânia Santos, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), enfatizou a agenda rica e diversificada do 13º SEMAD. “A maioria dos nossos palestrantes são membros de nossos conselhos. Isso reflete o alto nível que atingimos na administração pública. Continuaremos nos empenhando para atualizar nossos conhecimentos para manter a excelência nas nossas funções”, salientou.

Manoel Neri, presidente do Coren-RO, expressou seu agradecimento aos participantes do seminário. “Nosso sistema serve de exemplo para outros conselhos profissionais. Trabalhamos incansavelmente para cumprir nossas obrigações perante a sociedade e os mais de 2,8 milhões de profissionais que dependem da qualidade dos nossos serviços”, afirmou.

Em relação à prevenção de acidentes e assédio, Raphaela Guimarães e Cecilia Albergaria, líder e secretária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA), respectivamente, lideraram um debate sobre as atividades da comissão no Cofen. Desde setembro, a CIPAA tem se dedicado a prevenir e combater o assédio moral e sexual, bem como outras formas de violência. Foi estabelecido um canal para receber denúncias, com a garantia de confidencialidade.

Na 13ª edição do SEMAD, também foi dado destaque à boa gestão, premiando as três melhores práticas administrativas entre os Conselhos de Enfermagem. Os critérios considerados foram eficiência, potencial de difusão, originalidade e comunicação. O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR) ficou em primeiro lugar com uma iniciativa sobre planejamento financeiro. O Coren-RO, com um projeto sobre a negociação da dívida ativa, ficou em segundo lugar. E o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) foi reconhecido com a terceira melhor prática, com foco no Programa de Integridade.

Fonte: Cofen

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *