O vereador Sandro Fantinel (sem partido), do município de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, causou revolta ao Brasil após a publicação de vídeo por falas contra o povo baiaano. Nesta quinta feira (02/03), o vereador chora em vídeo de pedido de desculpas, diz que teve lapso mental e que esposa ameaça deixa-lo.
“Registro que tenho muito apreço ao povo baiano e a todos do Norte/Nordeste do país. Em um momento de lapso mental, proferi palavras que não representam o que eu sinto pelo povo da Bahia e do Norte/Nordeste. Somos todos iguais, e registro que estou profundamente arrependido”, diz Fantinel.
Ainda no vídeo, o vereador diz que esposa ameaça em deixa-lo, que os filhos e familiares estão sendo ameaçados. Diz também que “se alguém fez alguma, esse foi eu“.
Por causa das graves palavras ditas no vídeo, o vereador Sandro Fantinel foi expulso do partido Patriota na 4ª feira (01/03). Em nota publicadas pelo partido, o Patriota diz que “o discurso do vereador contra baianos está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados à dignidade humana e que a situação não permite a permanência dele“.
Cassação do mandato
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul-RS, aceitou por unanimidade a abertura do processo de cassação do mandato do vereador. Ao total, foram feitos 4 pedidos de cassação de Fantinel.
A comissão criada que analisa o caso, tem 90 dias para decidir se o vereador Fantinel perderá ou não o mandato. Faz parte da comissão os vereadores, Tatiane Frizzo (PSDB); Felipe Gremelmaier (MDB); e Edi Carlos Pereira de Souza (PSB).