Cãibra - termo técnico de enfermagem

Cãibra

Uma cãibra é uma contração muscular involuntária ou encurtada; enquanto geralmente temporário e não prejudicial.

Eles podem causar dor significativa e uma imobilidade parecida a uma paralisia do músculo afetado.

O início geralmente é repentino e se resolve por um período de vários segundos, minutos ou horas.

Cãibras podem ocorrer em um músculo esquelético ou músculo liso. Cãibras musculares esqueléticas podem ser causadas por fadiga muscular ou falta de eletrólitos como baixo sódio, baixo potássio ou baixo magnésio. Cãibras de músculo liso podem ser causadas por menstruação ou gastroenterite.

A contração muscular começa com o cérebro liberando potenciais de ação, que são ondas nas cargas elétricas que se estendem ao longo dos neurônios. As ondas viajam para um grupo de células em um músculo, deixando os íons de cálcio saírem dos retículos sarcoplasmáticos das células (SR), que são áreas de armazenamento de cálcio. O cálcio liberado permite que as miofibrilas se contraiam sob o poder das moléculas de adenosina trifosfato portadoras de energia (ATP).

Enquanto isso, o cálcio é rapidamente bombeado de volta para o SR por meio de bombas de cálcio rápidas. Cada célula muscular se contrai totalmente; contração mais forte de todo o músculo requer mais potenciais de ação em mais grupos de células no músculo. Quando os potenciais de ação param, o cálcio deixa de fluir do RS e o músculo relaxa. As bombas de cálcio rápidas são acionadas pelo gradiente de sódio, ou os íons de sódio retidos que saem do SR. O gradiente de sódio é mantido pela bomba de sódio-potássio. A falta de sódio impediria que o gradiente de sódio fosse forte o suficiente para alimentar as bombas de cálcio; os íons de cálcio permaneceriam nas miofibrilas, forçando o músculo a permanecer contraído e causando uma cãibra. A cãibra eventualmente se atenua conforme bombas de cálcio lentas, acionadas por ATP ao invés do gradiente de sódio, empurram o cálcio de volta para o armazenamento.

Distúrbios eletrolíticos, particularmente hipocalemia e hipocalcemia, podem causar cãibras e tetania muscular. Essa perturbação também pode ser causada pelo suor do corpo em grandes quantidades de líquido intersticial, que é principalmente água e sal (cloreto de sódio). Como as células musculares contêm mais partículas osmoticamente ativas, a perda de partículas de sódio osmoticamente ativas das células musculares perturba o equilíbrio osmótico e, portanto, encolhe as células musculares. Isso faz com que a bomba de cálcio entre o sarcoplasma muscular e o retículo sarcoplasmático “atinja um curto-circuito”; [como] os íons de cálcio permanecem ligados à troponina, continuando a contração muscular.

Cãibras podem ocorrer quando os músculos são incapazes de relaxar adequadamente devido às fibras de miosina que não se separam totalmente dos filamentos de actina. No músculo esquelético, os níveis de ATP devem ser grandes o suficiente para se ligarem às cabeças de miosina para que se prendam ou se soltem da actina e permitam a contração ou relaxamento; a ausência de níveis suficientes de ATP significa que as cabeças de miosina permanecem ligadas à actina.

O músculo deve se recuperar (ressintetizar o ATP), antes que as fibras de miosina possam se soltar e permitir que o músculo relaxe. Músculos esqueléticos funcionam como pares antagônicos. Contratar um músculo esquelético requer o relaxamento do músculo oposto no par. Uma tentativa de forçar um músculo afetado pelo baixo ATP a se estender (contraindo o músculo oposto) pode rasgar o tecido muscular e piorar a dor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *