
Autor: Sou Enfermagem Em: 09/07/2018
Cirrose
A cirrose é um estágio tardio de cicatrização (fibrose) do fígado causada por várias formas de doenças e condições hepáticas, como hepatite e alcoolismo crônico.
O fígado realiza várias funções necessárias, incluindo a desintoxicação de substâncias nocivas no corpo, a limpeza do sangue e a produção de nutrientes vitais.
A cirrose ocorre em resposta a danos no fígado. Cada vez que seu fígado é ferido, ele tenta se reparar. No processo, o tecido cicatrizado se forma. À medida que a cirrose progride, mais e mais tecido cicatricial se forma, dificultando o funcionamento do fígado.
Cirrose descompensada é o termo usado para descrever o desenvolvimento de complicações específicas resultantes das alterações provocadas pela cirrose. A cirrose descompensada é fatal.
O dano hepático causado pela cirrose geralmente não pode ser desfeito. Mas se a cirrose hepática for diagnosticada precocemente e a causa for tratada, danos adicionais podem ser limitados e, raramente, revertidos.
Sintomas
A cirrose geralmente não apresenta sinais ou sintomas até que o dano hepático seja extenso. Quando os sinais e sintomas ocorrem, eles podem incluir:
Fadiga
Sangrando facilmente
Ferindo facilmente
Comichão na pele
Descoloração amarela na pele e olhos (icterícia)
Acúmulo de líquidos no abdome (ascite)
Perda de apetite
Náusea
Inchaço nas pernas
Perda de peso
Confusão, sonolência e fala arrastada (encefalopatia hepática)
Vasos sanguíneos semelhantes a aranhas na sua pele
Vermelhidão nas palmas das mãos
Atrofia testicular em homens
Mamário em homens
Cursos Online: Quer melhorar o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho? Então clique aqui e faça um curso online conosco