Fístula - termo técnico de enfermagem

Fístula

Atualizado em 23/01/2023 às 03:54

Abertura anormal entre os órgãos internos ou entre um órgão e a superfície do corpo; trajeto comunicando normalmente duas cavidades ou uma cavidade com o meio externo.

Um tipo comum é a fístula anal, que ocorre por causa de uma infecção profunda numa fissura anal. (V. Fissura anal.) O tratamento é uma pequena cirurgia. Há um acúmulo de pus, que forma um abscesso (V. Abscesso.), e este se rompe na superfície da pele, perto –
mas não através – da fissura original.

A Fístula é um termo técnico de saúde para designar uma condição (patológica) causada pela conexão entre um órgão ou então de um vaso sanguíneo com outra estrutura que normalmente não estão conectados.

Ela Também ocorre através de furos entre paredes do intestino grosso.

As Fístulas geralmente são originadas de alguma lesão ou então uma doença ou cirurgia. Ela sempre causa um sério transtorno porém ligar dois órgãos em locais alternativos também pode ser usado para tratar doenças graves ou por necessidades terapêutica.

Nas doenças inflamatórias do intestino, na doença de Crohn, as fístulas intestinais podem interligar áreas diferentes que normalmente não estariam conectadas prejudicando a digestão, causando dor e favorecendo outras doenças. De modo similar, lesões no sistema circulatório podem levar a fístulas entre artérias e veias prejudicando a respiração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *