Cofen promove cursos com foco em Covid-19 para a enfermagem

Cofen promove cursos de capacitação para profissionais de enfermagem com foco em Covid-19

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Curso de Graduação em Enfermagem, o Departamento de Enfermagem (NFR), o Programa de Pós Graduação, Mestrado Profissional em Informática em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFSC, oferecerá para os profissionais de enfermagem três cursos de ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM COM FOCO EM BIOSSEGURANÇA E ASSISTÊNCIA AO PACIENTE CRÍTICO NO CONTEXTO DA COVID-19, no formato a distância (EaD).

Com a demanda atual de doentes críticos ultrapassando a capacidade de atendimento, bem como o afastamento de profissionais da saúde, constitui-se uma situação excepcional que exige ampliação da assistência às vítimas graves. Neste sentido, os cursos têm por objetivo capacitar profissionais de Enfermagem para o enfrentamento da Covid-19 bem como para os cuidados intensivos a pacientes críticos com a Covid-19:

Curso 1: Curso de medidas de biossegurança atualizadas para enfrentamento da Covid-19 – nível superior e médio

Curso 2: Curso de atualização para enfermeiros em cuidados intensivos a pacientes críticos com Covid-19;

Curso 3: Curso de atualização para técnicos de enfermagem em cuidados intensivos a pacientes críticos com Covid-19

Cada curso terá a carga horária de 40 horas e serão realizados por meio da plataforma EaD – Moodle da UFSC. Os cursos são gratuitos e serão ofertadas 300 mil vagas para os profissionais de Enfermagem, com certificação emitida pelo COFEN e pela UFSC.

Duração de cada curso: 20 dias

Estrutura, cronograma e público alvo dos cursos

A estrutura dos cursos foi pensada de forma a apresentar os conteúdos pertinentes para a capacitação de profissionais de Enfermagem. Nessa proposta metodológica, o cursista será o principal agente do seu processo de aprendizagem. Assim, você terá à sua disposição um material didático desenvolvido por conteudistas com experiência em Terapia Intensiva e em Saúde que apresentarão as informações necessárias para que você esteja preparado para atuar no enfrentamento que o momento exige. Além disso, você contará com o auxílio de tutores e monitores que o acompanharão durante todo o curso.

Funcionamento

O curso é totalmente ofertado a distância, utilizando um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, espaço em que ocorrem o estudo e as interações entre os estudantes e a instituição de ensino.

Importante: É responsabilidade do cursista acessar o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem para realizar o estudo e as atividades obrigatórias.

O acompanhamento será feito pelos Tutores e Monitores atuantes nos cursos que serão responsáveis pelo atendimento de dúvidas, sob supervisão da equipe técnica do curso.

Progressão

Os cursos são compostos por módulos e suas respectivas unidades de estudo. Para a progressão, o cursista deverá acessar os conteúdos em sequência e realizar as atividades propostas e de avaliação processual em cada Módulo e Unidade.

Certificado
Os cursistas que concluírem os cursos com o desempenho exigido para a certificação receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional.

Este certificado é eletrônico e possui uma assinatura digital com uma chave de validação que garante sua autenticidade e permite a impressão do documento pelo próprio aluno a partir do acesso à web.

INSCRIÇÕES:

As pré-inscrições serão realizadas entre os dias 05/05/2020 e 07/05/2020.

Para se pré-inscrever siga os passos 1 e 2 abaixo. Note que o passo 1 deve ser feitos por todos os candidatos, independente do curso de seu interesse (basta realizá-lo uma única vez, caso opte por se inscrever em dois cursos) e que o passo 2 é para pré-inscrições no curso de seu interesse.

Acesse:  https://atualizaenfermagemcovid19.ufsc.br/

Fonte:

#SouEnfermagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *