Coren-MA recebe Comissão de Profissionais de Enfermagem Militares

A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) recebeu nos dias 04 e 05 de novembro, a Comissão Nacional dos Profissionais de Enfermagem Militares, idealizada pelo presidente da Junta Interventora, Wilton Patrício.

O encontro trouxe a Capitão de Mar e Guerra, Ana Beatriz de Alcântara Menezes (Enfermeira); a Capitão de Corveta, Francinete da Silva Vieira (Enfermeira) e o Subtenente do Quadro de Saúde da Polícia Militar, Cícero Gama de Souza (Técnico de Enfermagem) que realizaram na tarde do dia (4/11), uma palestra com todos os funcionários desta autarquia. Na manhã desta quinta-feira (05/11) uma live foi realizada no Instagram do Coren-MA, respondendo algumas perguntas feitas pelos profissionais de Enfermagem.

A representante da Marinha do Brasil explicou o trabalho da Comissão. “A Comissão atua como um intermediador, assessorando o Cofen nos assuntos que envolvem profissionais de enfermagem militares, em virtude da especificidade da função”. A Capitão de Mar e Guerra, Dra Ana Beatriz, destacou também a importância das mulheres na Comissão. “Sabemos das demandas que muitas mulheres carregam e, por conta das atribuições em casa com a família, diferente dos homens, entendemos todas as questões que nos rodeiam por sermos mulheres.

A Capitão de Corveta, Dra Francinete da Silva Vieira, destacou as visitas da Comissão. “Esse mês recebemos o convite do Dr. Patrício para visitar o Coren-MA e participar de algumas atividades realizadas pela Junta Interventora. Vejo isso como uma grande oportunidade para as pessoas entenderem a nossa atuação dentro da Enfermagem na Comissão Militar”.

O Subtenente do Quadro de Saúde da Polícia Militar, Cícero Gama, explica também a importância das profissionais de Enfermagem no campo Militar. “É um prazer trabalhar com todas as profissionais de enfermagem, as mulheres têm um olhar diferenciado para várias situações trazendo para o dia a dia grandes aprendizados”.

Wilton Patrício, conselheiro federal coordenador da CONPEM, explica que a visita da Comissão faz parte um trabalho de levantamento dos profissionais militares de enfermagem. “Nós estamos na fase de tabulação, com esse período de pandemia, otimizamos o tempo e visitamos o Coren-MA nessa fase de conclusão. Realizamos esse contato também com o objetivo de motivar os estudantes e profissionais de Enfermagem do Maranhão a ocupar esses cargos de importância, como foi o caso da Comandante Ana Beatriz”.

CONPEM – A Comissão Nacional dos Profissionais de Enfermagem Militares (CONPEM) faz parte do Sistema Cofen/Corens conta com representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Entre os objetivos da comissão estão aproximar o Sistema dos profissionais militares; conhecer as especificidades militares em questões éticas e infracionais; assistir o Cofen em assuntos referentes aos profissionais de Enfermagem militares; emitir pareceres técnicos; divulgar experiências e atividades exitosas; propor programação cultural e técnica no âmbito de sua atuação para o CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem); e apoiar a fiscalização educativa nas unidades militares.

Fonte: Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão – Coren-MA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *