Especialidade de Enfermagem Família e Comunidade é reconhecida

A ABEFACO realizou a primeira prova de Titulação da Especialidade em 2019, com previsão de nova prova em julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) se reuniu nesta sexta-feira (10) com os membros da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO) e da Secretaria Municipal de Saúde para uma pauta técnica acerca dos novos contratos da Enfermagem na Atenção Primária da Empresa Pública Rio Saúde.

As seguintes mudanças foram pactuadas durante a reunião:

  • A partir do vencimento-base no R$4.088,00, definiu-se a criação do cargo de Enfermeiro de Família e Comunidade com vencimento diferenciado, cujo valor será de R$4.497,00.
  • As titulações de Enfermeiro de Família serão direcionadas a Enfermeiros de Família egressos de Residência em Enfermagem Uniprofissional em Saúde da Família, Enfermeiros especialistas em Família e Comunidade titulados pela ABEFACO;
  • Gratificação de 20% do vencimento base para preceptoria de enfermagem nos Programas de Residência em Enfermagem em Saúde da Família;
  • Gratificação de 20% para Responsável Técnico de Enfermagem de Unidades de Atenção Primária (cumulativas);
  • Criação do cargo de Coordenação de Enfermagem na Atenção Primária, ligado ao Gabinete da secretária de Saúde e a Assessoria de Atenção Primária à Saúde, cuja a definição foi nomear a servidora Lucélia Santos.

A Secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, se comprometeu a rever ainda no primeiro trimestre de 2020 o valor da remuneração do enfermeiro de família e comunidade.

A ABEFACO realizou a primeira prova de Titulação da Especialidade em 2019, com previsão de nova prova em julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Coren-RJ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *