Ex-presidente do Coren- PB morre vítima de Covid em João Pessoa

Nota de Falecimento do conselheiro federal do Cofen Ronaldo Miguel Beserra

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) decretou luto oficial de três dias pela morte do conselheiro Ronaldo Miguel Beserra, por complicações decorrentes da covid-19. Ex-presidente do Coren-PB, o conselheiro federal era um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e do exercício profissional ético e legal.

Ronaldo nasceu no sertão paraibano, no munícipio de Souza, iniciou sua vida profissional em 1986, como auxiliar de Enfermagem, formando-se técnico e, posteriormente, enfermeiro. Era Capitão da Polícia Militar da Paraíba (Quadro da Saúde). Sua sede de saber e as necessidades de trabalho o levaram a concluir pós-graduações em Terapia Intensiva, em Urgência/Emergência e mestrado em Terapia Intensiva. Atualmente, fazia doutorado em Terapia Intensiva.

Sempre atuou no sistema único de Saúde, sendo concursado em dois hospitais. No Hospital da Polícia Militar, foi coordenador de Urgência, supervisor Geral de Enfermagem, e Diretor Administrativo. Em 2015, exerceu o cargo de coordenador de Enfermagem do SAMU de João Pessoa.

Sua trajetória no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem remonta a 1990, quando foi eleito conselheiro pela primeira vez. Foi o primeiro técnico de Enfermagem a ocupar o cargo de tesoureiro do Coren/PB, após autorização do Cofen, pois na época os profissionais do quadro II não ocupavam cargos da diretoria. Foi eleito presidente do Coren-PB na gestão de 2012 a 2014 e reeleito para a gestão 2014 a 2017.

Em 2018, foi eleito conselheiro federal. Coordenava a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem) e era membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar). Participou, como tesoureiro, da Junta Interventora no Coren-MA. Manteve-se ligado à Enfermagem paraibana, dirigindo, inclusive, um programa de rádio voltado exclusivamente para a categoria.

Luto oficial: Coren-MA suspende atendimento ao público nesta terça-feira (13)

A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) comunica com pesar o falecimento do ex-tesoureiro desta autarquia e Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Ronaldo Miguel Beserra.

Ronaldo fez parte da Junta Interventora realizando um excelente trabalho e contribuindo para melhoria em todos os processos do Coren-MA.

Em respeito aos familiares, amigos e profissionais de enfermagem, o Coren-MA estará fechado nesta terça-feira (13).

Comandante geral da Paraíba, Euller Chaves

A morte também foi lamentada pelo comandante geral da Paraíba, Euller Chaves, que fez postagem em sua conta particular no Instagram. “É com tristeza que tomamos
conhecimento do falecimento do Capitão RONALDO Miguel Bezerra. Profissional da saúde, empenhado na linha de frente de prevenção e combate ao COVID-19, apesar de sua experiência e dedicação, Deus permitiu sua passagem para um bom lugar, através dessa perda muito triste, enaltecemos os Profissionais da saúde e segurança pública
que perderam suas vidas para salvar tanta outras… Aos familiares e amigos, registramos nossos sentimentos mais escolhidos respeito e admiração, pois nos fará muita falta
como amigo e companheiro de lutas diárias!
#deusnoscomandaeprotege”,publicou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *