O que você deve saber sobre a cirurgia de reconstrução do mamilo

A cirurgia de reconstrução mamilar é um procedimento em que um cirurgião reconstrói o mamilo após uma mastectomia ou remoção cirúrgica da mama.

Após uma mastectomia, uma pessoa pode decidir fazer uma cirurgia de reconstrução mamária e mamilar. Outros podem ter reconstrução mamária, mas não mamilar. Outras opções incluem usar um peito protético ou simplesmente "ficar deitado".

A escolha cabe inteiramente ao indivíduo, supondo que seja saudável o suficiente para a reconstrução e que seu tecido tenha cicatrizado bem após a mastectomia.

Este artigo aborda os diferentes tipos de cirurgia de reconstrução do mamilo, como preparar e o que esperar durante o processo de recuperação. Também discutimos os possíveis efeitos colaterais, complicações e custos.

Tipos de reconstrução do mamilo

Dependendo do tamanho e localização do câncer, bem como o tamanho da mama, algumas pessoas têm a opção de se submeter a uma mastectomia poupadora de mamilos. Se uma pessoa tiver uma mastectomia total, ela poderá optar pela reconstrução da mama ou do mamilo.

Durante a cirurgia de reconstrução do mamilo, um cirurgião usará a pele do seio ou outra parte do corpo para reconstruir o mamilo no topo do colo mamário. Eles vão tentar construir o novo mamilo para combinar com o tamanho, forma e cor do original.

As pessoas podem falar com seu médico sobre os possíveis custos e benefícios desse procedimento.

Existem vários tipos diferentes de cirurgia de reconstrução do mamilo. Os cirurgiões levarão em consideração a condição e as preferências pessoais das pessoas ao aconselharem qual método é o melhor.

Reconstrução de retalho de pele

Um cirurgião pode levantar pequenos retalhos de pele ao redor da área onde o local desejado do mamilo deve estar. Eles vão então dobrar e costurar essas abas de pele acima do nível da pele ao redor, criando uma protuberância que se tornará o novo mamilo.

De acordo com um artigo de 2015, os mamilos que os cirurgiões constroem usando o método do retalho cutâneo podem se retrair ou se achatar com o tempo. Isso não é prejudicial, mas se as pessoas escolherem, elas podem ter um segundo procedimento para resolver isso.

Reconstrução do enxerto de pele

Para criar um mamilo a partir de um enxerto de pele, o cirurgião pegará um pequeno pedaço de pele de uma parte diferente do corpo – como a parte interna da coxa, barriga ou nádegas – para criar a aréola. Dependendo da quantidade de tecido disponível na pele, eles podem ser capazes de construir o mamilo a partir da pele do montículo mamário.

Este procedimento funciona bem se não houver tecido da pele suficiente no montículo mamário para criar o mamilo e a aréola.

Um estudo de 2018 sugeriu que as técnicas de enxerto de pele podem fornecer a melhor combinação para a cor e a textura do mamilo natural.

Como no método do retalho de pele, os mamilos que os cirurgiões fazem de um enxerto de pele podem se tornar mais achatados com o passar do tempo.

Tatuagem médica

Uma vez curada, uma pessoa pode optar por fazer uma tatuagem médica por cima de um mamilo reconstruído para parecer mais natural. Isso pode ajudar a criar a aréola pigmentada.

Uma pessoa também pode optar por pular a cirurgia de reconstrução do mamilo e obter um mamilo tatuado diretamente no montículo de mama. Houve muitas melhorias recentes nas técnicas de tatuagem de mamilo. Um exemplo é a tatuagem 3D, que usa sombreamento e sombra para criar a aparência de um mamilo levantado.

Complicações

Embora sejam raras, as compilações podem ocorrer após a cirurgia de reconstrução do mamilo. 

As complicações podem incluir:
– aplainamento ou retração do mamilo
– mudanças na aparência do mamilo ou mama
– perda de sensibilidade no mamilo ou no peito
– mudanças na aparência ou sensação do braço
– necrose ou degradação do tecido
– perda de pigmento da tatuagem do mamilo

Referências:

1. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2011. 118p.
2. Cheville AL, Tchou J. Barriers to rehabilitation following surgery for primary breast cancer. J Surg Oncol. 2007;95(5):409-18.
3. Parker PA, Youssef A, Walker S, Basen-Engquist K, Cohen L, Gritz ER, et al. Short-term and long-term psychosocial adjustment and quality of life in women undergoing different surgical procedures for breast cancer. Ann Surg Oncol. 2007;14(11):3078-89.
4. Rietman JS, Dijkstra PU, Debreczeni R, Geertzen JH, Robinson DP, De Vries J. Impairments, disabilities and health related quality of life after treatment for breast cancer: a follow-up study 2.7 years after surgery. Disabil Rehabil. 2004;26(2):78-84.
5. Sheppard LA, Ely S. Breast cancer and sexuality. Breast J. 2008;14(2): 176-81
6. Wildes KA, Miller AR, Majors SS, Ramirez AG. The religiosity/spirituality of Latina breast cancer survivors and influence on health-related quality of life. Psychooncology. 2009;18(8):831-40.
7. Howsepian BA, Merluzzi TV. Religious beliefs, social support, self-ef -ficacy and adjustment to cancer. Psychooncology. 2009;18(10):1069-79.
8. Potter S, Thomson HJ, Greenwood RJ, Hopwood P, Winters ZE. Healthrelated quality of life assessment after breast reconstruction. Br J Surg. 2008;96(6):613-20.
9. Anderson SG, Rodin J, Ariyan S. Treatment considerations in postmastectomy reconstruction: their relative importance and relationship to patient satisfaction. Ann Plast Surg. 1994;33(3):263-70.
10. Nissen MJ, Swenson KK, Ritz LJ, Farrell JB, Sladek ML, Lally RM. Quality of life after breast carcinoma surgery: a comparison of three surgical procedures. Cancer. 2001;91(7):1238-46.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *