Por que a infecção urinária é mais comum nas mulheres?

Por que a infecção urinária é mais comum nas mulheres?

Atualizado em 28/01/2023 às 05:56

A infecção urinária ataca 25% da população feminina, sem distinção de idade. Entenda qual diferença na anatomia das mulheres que favorece essa doença.

O ataque de bactérias ao sistema urinário é capaz de provocar uma vontade de urinar o tempo todo com um ardor e uma dorzinha que insistem em aparecer nas idas ao banheiro.

Cistite

A infecção mais comum que acomete a bexiga é chamada de cistite. Se não for tratada direito, a cistite pode atingir os rins e, daí, passa a ser conhecida como pielonefrite.

Febre, mal-estar e pontadas na lombar – região acima do bumbum  – são sinais e sintomas indicativos de que a infecção alcançou os rins por esses microrganismos, o que irá afetar a capacidade de filtrar as impurezas do sangue.

A cistite acomete mais as mulheres

A culpa das mulheres sofrerem com a cistite é da uretra, canal por onde passa a urina, que é bem mais curto. Os homens são mais protegidos contra a cistite porque eles tem um canal uretral maior e com isso os micróbios não chegam à bexiga com tanta facilidade.

A gestação torna a mulher ainda mais vulnerável por causa de alterações hormonais e a baixa imunidade. O uso de sonda, o estresse e a mania de segurar o xixi também colaboram para o aparecimento de infecção urinária.

Uma bactéria que vem do intestino

A Escherichia coli, (bactéria Gram-negativa), é a maior vilã entre os casos de cistite. Ela atua na digestão e costuma fixar moradia no intestino. Mas quando vai parar no lugar errado, ou seja, no aparelho urinário, lá vem encrenca. Por isso, a limpeza com papel higiênico deve ser feita de “frente para trás e não ao contrário. Não se esqueça dessa dica!

Remédio que livra do mal

Para dar um fim às bactérias que causam todo esse prejuízo, a melhor saída é usar antibióticos. O medicamento deve ser escolhido pelo médico após um exame minucioso que aponta o tipo de microorganismo. É preciso tomar o antibiótico direitinho para ser eficaz. Errar a dose, abandonar o tratamento ou exagerar, contribui para a resistência bacteriana. Isso fortalece os micróbios e dificulta sua extinção.

Laranja pode?

Limão, abacaxi, kiwi e outras frutas ácidas são acusadas de piorar a infecção urinária. Mas, segundo os especialistas, não é preciso excluir esses alimentos do cardápio, até porque eles favorecem o sistema imunológico. Basta não exagerar. Agora, o que realmente prejudica pra valer é o tabagismo. Isso porque o cigarro dispara reações inflamatórias em todo o organismo. Lembre-se de beber bastante água durante o dia. Manter-se hidratada é fundamental para a eliminação de impurezas, ainda mais se você estiver fazendo uso de antibióticos.

Você sabia?

A infecção urinária ataca 25% da população feminina. Desde a menina que não faz a higienização corretamente até a senhora na menopausa, todas são candidatas a ter cistite, por isso, você mulher, tome os cuidados com os seus rins.

Gostou do nosso post? Faça um comentário logo abaixo. Até a próxima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *