Profissionais de Enfermagem são Homenageados pela Assembleia Legislativa do Tocantins

Profissionais de Enfermagem são Homenageados pela Assembleia Legislativa do Tocantins

Em cerimônia realizada na última quinta-feira, dia 25, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) prestou uma homenagem especial aos profissionais de enfermagem do estado. O evento, presidido pela deputada estadual Janad Valcari (PL), reconheceu o trabalho e a dedicação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, coincidindo com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro em 12 de maio e do Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem em 20 de maio.

Entre os homenageados, destaque para Luana Bispo Ribeiro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), e Joseane Franco, presidente da seção tocantinense da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen-TO).

Em seu discurso, a deputada Janad Valcari expressou profunda gratidão aos homenageados, elogiando a enfermagem como “a essência da compaixão humana”. Além disso, revelou que solicitou ao governador Wanderlei Barbosa a implementação do piso salarial para os profissionais de enfermagem do Tocantins.

Luana Bispo Ribeiro, presidente do Coren-TO, aproveitou o momento para reiterar o compromisso da entidade com a defesa dos profissionais de enfermagem, lembrando dos que foram vítimas da COVID-19. Por sua vez, Joseane Franco, da ABen-TO, ressaltou a importância do apoio do Legislativo frente aos desafios que a enfermagem enfrenta, como a possibilidade da formação em saúde ser oferecida por educação a distância.

O evento foi prestigiado por profissionais de enfermagem de todo o estado, que receberam homenagens simbólicas dos parlamentares presentes, como flores e lembranças.

Janad Valcari reiterou a importância da homenagem, mas enfatizou que as demandas da categoria vão além do reconhecimento. Segundo ela, a implementação do piso salarial, melhores condições de trabalho e a contagem em dobro do tempo de serviço durante a pandemia da COVID-19 para fins de aposentadoria são lutas necessárias.

Além disso, Valcari apresentou ao Governo do Tocantins uma proposta para igualar a carga horária dos enfermeiros contratados com os profissionais concursados. Outra proposta, apresentada em conjunto com o deputado Moisemar Marinho, visa conceder uma contagem em dobro do tempo de serviço aos profissionais de enfermagem que atuaram no combate à COVID-19 para fins de aposentadoria.

Com informações: Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *