Glicosúria - Letra G

Glicosúria

Glicosúria é a presença de glicose na urina, quando os níveis de glicose no sangue estão muito elevados. A glicose é normalmente filtrada pelos rins e reabsorvida novamente no sangue, mas quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos, os rins não conseguem reabsorver todo o açúcar e daí, ele acaba sendo excretada na urina.

A glicosúria é um sintoma comum em pacientes com diabetes não controlada, pois o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar a insulina adequadamente, levando a uma elevação crônica da glicemia no sangue. Além disso, outras condições médicas, como a síndrome de Cushing, podem causar glicosúria.

A presença de glicosúria na urina pode ser detectada por meio de um exame de urina chamado teste de glicose na urina. No entanto, esse teste não é tão preciso quanto os testes de glicemia no sangue, usados para diagnosticar e monitorar a diabetes. A glicosúria também pode ser um sinal de outros problemas médicos, sendo importante consultar um médico se você apresentar glicosúria na urina ou outros sintomas relacionados à glicemia, como sede excessiva, micção frequente, fadiga ou perda de peso inexplicável.

Valor normal de glicose na urina e o quais doenças causas glicosúria

Em condições normais, a urina não deve conter glicose, pois os rins normalmente reabsorvem toda a glicose filtrada no sangue. No entanto, em certas situações, pode haver uma pequena quantidade de açúcar na urina, sendo considerada normal, geralmente abaixo de 0,1 g/L ou 0,03 g/dL. Isso pode acontecer, por exemplo, após uma refeição rica em carboidratos ou durante a gravidez.

No entanto, níveis mais elevados de açúcar na urina, conhecido como glicosúria, podem ser um sinal de várias condições médicas, incluindo:

  1. Diabetes mellitus não controlada: a elevação crônica dos níveis de glicose no sangue pode levar a glicosúria.
  2. Síndrome de Fanconi: uma condição rara que afeta os túbulos renais e pode causar perda excessiva de glicose, juntamente com outros nutrientes, como proteínas e eletrólitos.
  3. Tumores produtores de hormônios: tumores que produzem hormônios como insulina, glucagon ou cortisol podem levar a níveis elevados de glicose no sangue e glicosúria.
  4. Infecções do trato urinário: infecções do trato urinário podem causar glicosúria temporária devido à inflamação e danos aos túbulos renais.
  5. Uso de certos medicamentos: alguns medicamentos, como diuréticos e corticosteroides, podem levar a níveis elevados de glicose no sangue e glicosúria.

O diagnóstico de glicosúria é geralmente feito através de exames de urina, como o teste de fita reagente que mede a presença de glicose na urina. Se houver glicosúria, é importante investigar a causa subjacente e procurar tratamento adequado. Se você apresentar glicosúria ou outros sintomas relacionados à glicemia, é importante consultar um médico para avaliação e tratamento adequados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *