Como é composta a equipe do CME

Como é composta a equipe do CME?

De acordo com as normas e legislações vigentes no Brasil, a composição da equipe de uma Central de Material Esterilizado (CME), varia conforme a capacidade e demanda da instituição. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 15 de 2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece algumas diretrizes quanto aos profissionais que devem trabalhar na CME.

Conforme a RDC nº 15, a equipe da CME deve ser composta por profissionais qualificados e capacitados, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A RDC não especifica um número exato de profissionais para a equipe da CME, mas enfatiza a necessidade de garantir que haja recursos humanos suficientes para atender adequadamente à demanda dos serviços prestados.

Além disso, é importante que haja um enfermeiro responsável pela supervisão e coordenação das atividades da CME, garantindo a qualidade e segurança dos processos e serviços. A RDC nº 15 estabelece que o enfermeiro responsável pela CME deve ter formação em enfermagem e experiência ou capacitação específica na área de processamento de produtos para saúde.

As instituições devem adequar a equipe da CME às suas necessidades e demandas, considerando fatores como o porte do estabelecimento, a complexidade dos serviços oferecidos, a quantidade e variedade de materiais processados e a capacidade e disponibilidade dos profissionais. É fundamental garantir que a equipe da CME esteja preparada e comprometida com a qualidade e segurança dos processos e serviços, investindo em capacitação e educação continuada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *