A qualidade dos espermatozoides é influenciada

Homens que comeram cerca de dois punhados de amêndoas, avelãs e nozes por dia durante 14 semanas melhoraram sua contagem de espermatozoides e tiveram mais "nadadores" viáveis, descobriram os cientistas.

O estudo vem em meio a um declínio na contagem de espermatozóides em todo o mundo ocidental, ligado à poluição, tabagismo e dieta.

Pesquisadores disseram que há evidências crescentes de que uma dieta saudável pode aumentar as chances de conceber.

Cerca de um em cada sete casais tem dificuldade em engravidar e cerca de 40-50% dos casos de infertilidade são atribuíveis aos homens.

A queda de esperma 'pode tornar os humanos extintos'

'Coração mais saudável do mundo' encontrado

Os cientistas dividiram aleatoriamente 119 homens saudáveis entre as idades de 18 e 35 em dois grupos:

Um acrescentou 60 gramas (2oz) de nozes por dia à sua dieta normal

Um não fez alterações no que eles comeram

Aqueles no grupo da porca melhoraram o esperma:

contar por 14%
vitalidade em 4%
motilidade (movimento) em 6%
morfologia (forma e tamanho) em 1%
Todos esses são os parâmetros que a Organização Mundial de Saúde define como medidas de qualidade espermática e estão associados à fertilidade masculina.

Especialistas disseram que o estudo apoiou outros que mostraram uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e a vitamina B folato melhorou a fertilidade.

Nozes contêm muitos destes e outros nutrientes.

"Há evidências na literatura de que mudanças no estilo de vida saudável, como seguir um padrão alimentar saudável, podem ajudar na concepção", disse Albert Salas-Huetos, da Universitat Rovira i Virgili, na Espanha, que liderou o estudo.

'Interessante academicamente'
No entanto, os pesquisadores alertaram que esses homens eram saudáveis e aparentemente férteis, por isso não ficou claro se as descobertas se aplicariam à população em geral, incluindo homens com problemas de fertilidade.

Allan Pacey, professor de andrologia da Universidade de Sheffield, que não esteve envolvido na pesquisa, disse que também é possível que os homens do grupo de noz possam ter feito outras mudanças positivas em suas vidas que não foram levadas em conta pelo estudo.

Virginia Bolton, ex-consultora em embriologia clínica do Guy's Hospital, em Londres, disse que as descobertas foram "interessantes academicamente", mas era impossível dizer que efeito elas teriam em termos de aumentar as chances de gravidez.

Ela acrescentou: "Mas enquanto isso, até obtermos as respostas às perguntas, todos nós devemos encorajar todos os nossos pacientes a parar de beber álcool, parar de fumar, comer de forma saudável, todas as coisas padrão".

Os resultados do estudo estão sendo apresentados na reunião anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *