Os Conselhos Regionais do Distrito Federal (Coren-DF), de São Paulo (Coren-SP), do Amazonas (Coren-AM) e da Bahia (Coren-BA), se manifestaram nas redes sociais contra fala do BBB23 médico Fred Nicácio após a repercussão da fala de Fred.
Coren-SP
O Conselho de São Paulo usou o Twitter para se manifestar e afirmou que “condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões”, disse.
“A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam+“, disse no Twitter.
O #BBB23 exibiu uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo, divulgou o Conselho de Enfermagem de São Paulo no Twitter.
Coren-BA
O Conselho da Bahia declarou em comunicado no Facebok, que “o termo ‘minha’ representa posse e a Enfermagem não é subordinada a nenhuma outra categoria profissional“.
Coren-DF
Já no Distrito Federal, o Conselho disse que: “Quem tem enfermeira ou enfermeiro é o paciente, a pessoa que vai receber o atendimento e o cuidado de enfermagem. Na equipe de saúde, não existe hierarquia entre profissões”.