Construção dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária no Maranhão

Atualizado em 22/01/2022 às 05:21

O COREN-MA sediou um encontro para a apresentação das Diretrizes para a construção dos Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária.

Esse é um trabalho desenvolvido pela Comissão de Práticas Avançadas do COFEN, representada pelo ENF. Carlos Leonardo, um dos idealizadores das Diretrizes. “Hoje apresentamos ao COREN-MA para que possamos aderir e iniciar a construção dos protocolos para o Maranhão”, destacou.

O encontro, que aconteceu na última quinta, dia 21/10, na sede do COREN-MA, teve o objetivo de sensibilização dos participantes para a formação de um grupo de trabalho que possa se reunir e colaborar na montagem do protocolo. A ideia é iniciar com a criação do plano de trabalho para definir as ações a serem realizadas.

O presidente do COREN-MA, ENF. José Carlos Júnior, destacou a importância dessa iniciativa, que tem apoio do Conselho. “Nosso papel de interlocutor entre os setores da enfermagem nos dá respaldo para sermos um grande incentivador deste programa”, destacou.

“O Maranhão é um dos estados com maior taxa de mortalidade materno infantil. O protocolo vai nortear as condutas, qualificar a assistência da enfermagem reunindo as melhores evidencias e dar segurança ao profissional”, disse o ENF. Carlos Leonardo.

Participaram do encontro os profissionais da enfermagem Livia Bustamante, João Marinho Maciel, Willian Vieira, Adriana Mota, Kelma Lucena, Marinete Diniz, Analamacia Pereira, Francildama Soares e Isabel Cristina Pinheiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *