O Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), cria o projeto Ingressa Coren-SP com o objetivo de aproximar o conselho aos estudantes no último período de enfermagem.
Projeto Ingressa Coren-SP
O projeto tem o objetivo de aproximar do Conselho, os estudantes que estão no último ano da graduação em enfermagem, e dos cursos técnicos de enfermagem. Essa aproximação se dá por meio de palestras aos alunos e também com a emissão facilitada das Carteiras de Identidade Profissional (CIPs) dos novos enfermeiros e técnicos em enfermagem, fazendo a entrega das carteiras profissionais já na colação de grau dos novos enfermeiros e técnicos.
No dia 17/1, terça-feira, os conselheiros Luciano Santos e Edith Almeida representaram o projeto Ingressa Coren-SP na colação de grau de uma turma de enfermeiros formados pela Fundação Hermínimo Ometto – Uniararas, na cidade de Araras.
Na ocasião, foi concedido um lugar à mesa de honra ao conselheiro Luciano, que fez uma fala parabenizando os graduandos e desejando sucesso na trajetória profissional dos novos enfermeiros.
Na quinta-feira, dia 19/1, o conselheiro Márcio Bispo, coordenador do projeto Ingressa Coren-SP, e o conselheiro Vinícius Batista Santos foram até a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital, onde fizeram a entrega das Carteiras de Identidade Profissional a uma turma de enfermeiros recém-formados. O momento foi particularmente especial para o conselheiro Vinícius, que é professor na Unifesp.
Já no dia 23/1, segunda-feira, Márcio Bispo e a conselheira Márcia Rodrigues acompanharam a colação de grau de graduandos em enfermagem da Universidade Paulista (Unip), campus Cidade Universitária, na capital.
Lá, eles foram acompanhados pela professora Cátia Martinez Minto, coordenadora da graduação, que elogiou a presença do projeto do conselho na universidade: “o projeto Ingressa Coren- SP é uma excelente iniciativa para os egressos do curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Paulista UNIP. Possibilita que eles já iniciem sua vida profissional com o devido registro no conselho de enfermagem. O atendimento da equipe foi excepcional, personalizado, atencioso e profícuo. Permitiu que os novos profissionais esclarecessem suas dúvidas por meio da palestra e facilitou a entrega de todos os documentos na própria universidade”.
No dia seguinte (24), terça-feira, o Ingressa Coren-SP realizou duas atividades: os conselheiros Márcio Bispo e Patrícia Crivelaro foram à Universidade Paulista (Unip), campus de Bauru, onde participaram da colação de grau de uma turma de novos enfermeiros e procederam à entrega das Carteiras de Identidade Profissional aos graduandos.
O coordenador da graduação, professor Wellington Rodrigo de Souza, foi quem recebeu os representantes do Coren-SP na Unip de Bauru.
Já os conselheiros Luciano Santos e Edith Almeida levaram o projeto Ingressa Coren-SP às Faculdades Integradas Einstein de Limeira, participando da colação de grau dos enfermeiros recém-formados pela instituição. Em um dos momentos mais aguardados da noite, a dupla de conselheiros fez a entrega das CIPs aos novos enfermeiros, desejando sucesso profissional e uma prática consciente e responsável da profissão.
Esse ciclo de atividades em universidades foi encerrado no dia 26/1, quinta-feira, com a participação dos conselheiros Márcio Bispo e Djalma Rodrigues na colação de grau de novos enfermeiros formados pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos. A conselheira Ivany Baptista, que também é professora e coordenadora da graduação em enfermagem da UNIVAP, acompanhou a cerimônia.
Ela deixou suas reflexões sobre o impacto da participação do Ingressa Coren-SP no processo de formatura de seus alunos: “normalmente os alunos concluem no final do ano e o coordenador obtém a conferência segura do histórico acadêmico, para enviar os nomes dos concluintes, porém, a colação de grau só ocorre após o período de recesso de final de ano e férias, o que dificulta o ingresso no mercado de trabalho. Como coordenadora do curso de graduação em enfermagem, acredito que o projeto Ingressa Coren-SP possibilita a inserção dos egressos no mercado de trabalho, devido a credibilidade na formação presencial de qualidade do curso de graduação em Enfermagem da UNIVAP, que completou 25 anos em 2022. Para os formandos, receber a carteira de inscrição na cerimônia de colação de grau é motivo de muita alegria e satisfação. Já temos alunos participando de vários processos, inclusive uma já admitida, o que torna o Projeto Ingressa do Coren-SP um sucesso”.
Fonte: Coren-SP