O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), intensifica seus esforços para tornar permanente a isenção de rodízio de veículos em São Paulo para profissionais da enfermagem. Com isto, o Coren-SP, vem mobilizando a categoria por meio de um abaixo-assinado que visa transformar o benefício em Lei Municipal, eliminando a necessidade de renovações anuais.
Conquista dos últimos anos do Coren-SP em na isenção do rodízio
Nos últimos anos, a categoria de enfermagem na Região Metropolitana de São Paulo tem conquistado importantes vitórias no que se refere à isenção do rodízio municipal de veículos. Desde a implementação inicial do benefício em janeiro de 2022, fruto da articulação entre o Coren-SP e a Prefeitura Municipal de São Paulo, os profissionais da enfermagem têm garantido, ano após ano, a prorrogação desse direito.
A medida, inicialmente válida até 28 de fevereiro de 2022, foi prorrogada até dezembro do mesmo ano e, posteriormente, estendida até o final de 2024. Essas conquistas foram oficializadas pelos Decretos Municipais 61.016/2022 e 63.102/2023, consolidando o compromisso do poder público com a mobilidade dos profissionais que estão na linha de frente da assistência à saúde.
Nova proposta, nova conquista em andamento
Agora, o Coren-SP intensifica seus esforços em busca da consolidação definitiva dessa isenção. No dia 1º de agosto de 2024, foi lançado um abaixo-assinado que visa transformar a isenção temporária em um direito permanente. A proposta é que o benefício seja transformado em Lei Municipal, eliminando a necessidade de renovação anual e garantindo que os enfermeiros, técnicos, auxiliares e atendentes inscritos no Coren-SP possam continuar desempenhando suas funções sem as restrições do rodízio de veículos.
A participação da categoria e da sociedade como um todo, é fundamental para essa nova etapa da luta. O Coren-SP destaca a importância de todos os profissionais envolvidos assinarem o abaixo-assinado e divulgarem a iniciativa, reforçando a força da enfermagem paulista e o impacto positivo que essa medida tem na saúde pública da capital.
Para saber mais sobre a importância dessa isenção, confira nossas matérias anteriores sobre a prorrogação da isenção em 2022 e as conquistas mais recentes em 2024.
Redação com informações do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo