Coren-SP realizou curso internacional sobre Doença de Parkinson

O Coren-SP realiza no auditório da sede o evento internacional “1st Parkinson’s Disease and Movement Disorders Course for Nurses” (1º Curso sobre Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento para Enfermeiros).

O curso é realizado pela International Parkinson and Movemente Disease Society (Sociedade Internacional de Parkinson e Distúrbios do Movimento), nos dias 24, 25 e 26 de julho.

Por meio do programa “Coren-SP Parceiro”, o Coren-SP ofereceu 21 vagas gratuitas que foram sorteadas entre profissionais de enfermagem com registro ativo no Conselho.

A abertura do evento teve a participação da presidente da autarquia, Renata Pietro, que foi homenageada com um item artesanal feito por pacientes com Parkinson. “Um evento como este, contribuirá muito com a nossa enfermagem. Sejam muito bem vindos. Que essa seja uma oportunidade de trocar experiências para nós”, disse Renata.

A primeira palestra do curso, intitulada “O que são distúrbios do movimento e porque devemos estudá-los” foi feita pelo médico neurologista Henrique Ferraz, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da sessão pan-americana da Sociedade Internacional de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Ele traçou um panorama geral sobre os distúrbios do movimento e a importância do trabalho dos enfermeiros nessas doenças. “Nosso país é muito carente, muito deficiente de enfermeiros especializados nos distúrbios do movimento”, disse.

Em seguida, a médica argentina Emilia Gatto falou sobre o tema “Fenomenologia dos distúrbios do movimento: hipo e hipercinesias”. Ela mostrou os diversos tipos de distúrbios do movimento, diferenciando-os e definindo-os.

A enfermeira Michelle Tosin, membro do comitê de edução da Sociedade, falou sobre o tema “O que é doença de Parkinson? Não é o que aprendemos na escola!”. Ela falou um pouco sobre o histórico da doença e sobre a evolução do diagnóstico e tratamento ao longo dos anos.

Na parte da manhã, houve ainda palestras dos médicos Marco Antonio Leite e Murilo Marinho.

“Este é o primeiro evento internacional para o treinamento de enfermeiros no cuidado a pessoas com doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento. O evento está agregando conhecimento de enfermagem de toda a América Latina”, explicou Michele Tosin, ao falar sobre o evento.

Exposição fotográfica

Além da programação científica, o curso contou com uma exposição fotográfica de Micheline Souza Zolet. Ela é filha de uma portadora da doença de Parkinson e começou a fotografar a participação da mãe em um grupo de apoio à doença em Florianópolis, onde moram.

Depois disso, conseguiu autorização para fotografar todo o grupo, o que resultou em diversas fotografias documentando esses pacientes.
Os retratos feitos por Micheline foram expostos no corredor do oitavo andar da sede do Coren-SP.  As fotos de Micheline podem ser vistas no Instagram @retratosdoparkinson.

Fonte: Coren-SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *