Dicas simples para tratar pequenos cortes

Cortes de uma faca afiada ou um pedaço de vidro são muito comuns. 

Eles costumam ocorrer enquanto as pessoas estão preparando comida, lavando louça ou até mesmo preparando. Só é preciso um pedaço da faca ou um prato quebrando, e de repente há sangue. No entanto, enquanto esses tipos de cortes são surpreendentes, a maioria pode ser tratada com segurança em casa, de acordo com dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia.

"A coisa mais importante a fazer é lavar delicadamente o corte para evitar uma infecção", disse a dermatologista Laura K. Ferris, MD, PhD, FAAD, professora associada de dermatologia do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. "Além disso, a maioria dos pequenos cortes e arranhões param de sangrar e curam rapidamente com alguns passos simples."

Para tratar um corte menor, o Dr. Ferris recomenda as seguintes dicas:

01 – Lave suas mãos com sabão e água.
02 – Lave o corte para evitar a infecção. Use água fria ou morna e um sabão neutro ou limpador para remover suavemente a sujeira ou detritos.
03 – Pare o sangramento. Aplique pressão no corte usando um pano limpo ou gaze. Mantenha a pressão por um a dois minutos ou até que o sangramento pare.
04 – Aplique vaselina. Isso ajudará a manter a ferida úmida para uma cura mais rápida. Certifique-se de aplicá-lo continuamente até o corte ser curado. Para ajudar a evitar a propagação de sujeira e bactérias, considere o uso de vaselina de um tubo em vez de um jarro. Não aplique antibióticos tópicos.
05 – Cubra o corte com uma bandagem estéril. Isso ajudará a proteger o corte e evitar que reabra. Mude o curativo diariamente e mantenha o corte coberto até que ele se cure.
06 – Considere tomar medicação analgésica de venda livre. O acetaminofeno pode ajudar a aliviar os cortes dolorosos.
07 – Certifique-se de que a vacinação contra o tétano esteja atualizada se o seu corte for de um objeto sujo ou enferrujado. Se você não tiver certeza, entre em contato com seu médico de cuidados primários.

"A maioria dos pequenos cortes cicatriza em uma semana ou menos; no entanto, se o seu corte for maior do que três quartos de uma polegada, mais de um quarto de profundidade, ou não parar o sangramento, procure atendimento médico imediato", disse Dr. Ferris. . "À medida que o seu corte cicatriza, se notar quaisquer sinais de uma infecção, como pus ou aumento da vermelhidão, inchaço ou dor, contacte o seu médico de cuidados primários ou um dermatologista certificado."

Essas dicas são demonstradas em "Como tratar os pequenos cortes", um vídeo postado no site da AAD e no canal do YouTube.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *