Estilo de vida saudável: 5 chaves para ter uma vida mais longa

Como é que os Estados Unidos gastam mais dinheiro em saúde, e ainda assim tem uma das expectativas de vida mais baixas de todas as nações desenvolvidas?  

Talvez aqueles de nós na área da saúde estejam olhando tudo errado, por muito tempo.

Estilo de vida saudável e longevidade

Pesquisadores da Harvard T.H. A Escola de Saúde Pública de Chan realizou um estudo maciço do impacto dos hábitos de saúde na esperança de vida, usando dados do bem conhecido Nurses 'Health Study (NHS) e do Health Professionals Follow-up Study (HPFS). Isso significa que eles tinham dados sobre um grande número de pessoas durante um período muito longo de tempo. O NHS incluiu mais de 78.000 mulheres e as acompanhou de 1980 a 2014. O HPFS incluiu mais de 40.000 homens e os acompanhou de 1986 a 2014. São mais de 120.000 participantes, 34 anos de dados para mulheres e 28 anos de dados para homens.

Os pesquisadores analisaram dados do NHS e do HPFS sobre dieta, atividade física, peso corporal, tabagismo e consumo de álcool que haviam sido coletados de questionários validados regularmente.

O que é um estilo de vida saudável, exatamente?

Essas cinco áreas foram escolhidas porque estudos anteriores demonstraram que elas têm um grande impacto no risco de morte prematura. Veja como esses hábitos saudáveis foram definidos e medidos:

1. Dieta saudável, que foi calculada e classificada com base na ingestão de alimentos saudáveis como vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, gorduras saudáveis e ácidos graxos ômega-3 e alimentos não saudáveis, como carnes vermelhas e processadas, adoçadas com açúcar bebidas, gordura trans e sódio.

2. Nível de atividade física saudável, medido em pelo menos 30 minutos por dia de atividade moderada a vigorosa diariamente.

3. Peso corporal saudável, definido como um índice de massa corporal normal (IMC), que é entre 18,5 e 24,9.

4. Fumar, bem, não há quantidade saudável de fumar. "Saudável" aqui significava nunca ter fumado.

5. Consumo moderado de álcool, medido entre 5 e 15 gramas por dia para mulheres e 5 a 30 gramas por dia para homens. Geralmente, uma bebida contém cerca de 14 gramas de álcool puro. São 12 onças de cerveja normal, 5 onças de vinho ou 1,5 onça de bebidas destiladas.

Os pesquisadores também analisaram dados sobre idade, etnia e uso de medicamentos, bem como dados de comparação das Pesquisas Nacionais de Saúde e Nutrição e dos Centros de Dados Online para Pesquisa Epidemiológica de Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

Um estilo de vida saudável faz a diferença?

Acontece que os hábitos saudáveis fazem uma grande diferença. De acordo com essa análise, as pessoas que preenchiam os critérios para todos os cinco hábitos tinham uma vida significativamente mais longa do que as que não tinham: 14 anos para mulheres e 12 anos para homens (se tivessem esses hábitos aos 50 anos). As pessoas que não tinham nenhum desses hábitos eram muito mais propensas a morrer prematuramente de câncer ou doença cardiovascular.

Os investigadores do estudo também calcularam a esperança de vida em quantos desses cinco hábitos saudáveis as pessoas tinham. Apenas um hábito saudável (e não importava qual) … apenas um … expectativa de vida estendida por dois anos em homens e mulheres. Não surpreendentemente, quanto mais hábitos saudáveis as pessoas tivessem, maior a expectativa de vida. Essa é uma daquelas situações em que gostaria de poder reimprimir seus gráficos para você, porque eles são muito legais. (Mas, se você está muito curioso, o artigo está disponível on-line e os gráficos estão na página 7. Confira o Gráfico B, "Estimativa da expectativa de vida aos 50 anos de acordo com o número de fatores de baixo risco".)

Isso é enorme. E, confirma pesquisa anterior semelhante – muita pesquisa anterior semelhante. Um estudo de 2017 usando dados do Health and Retirement Study descobriu que pessoas com 50 anos ou mais que estavam com peso normal, nunca haviam fumado e bebiam álcool com moderação, viviam em média sete anos a mais. Uma mega-análise de 2012 de 15 estudos internacionais que incluiu mais de 500.000 participantes constatou que mais da metade das mortes prematuras foram devidas a fatores de estilo de vida não saudáveis, como má alimentação, inatividade, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabagismo. E a lista de pesquisas de apoio continua.

Então, qual é o nosso (grande) problema?

Como os autores deste estudo apontam, nos EUA nós tendemos a gastar muito no desenvolvimento de drogas sofisticadas e outros tratamentos para doenças, ao invés de tentar preveni-las. Isto é um grande problema.

Especialistas sugeriram que a melhor maneira de ajudar as pessoas a fazer uma dieta saudável e mudar o estilo de vida é em grande escala, a nível da população, através de esforços de saúde pública e mudanças políticas. (Tipo de capacetes para motociclistas e legislação sobre cinto de segurança …) Fizemos um pequeno progresso com a legislação sobre tabaco e gordura trans.

Há muita reação da grande indústria nisso, é claro. Se tivermos diretrizes e leis que nos ajudem a viver de forma mais saudável, as grandes empresas não venderão mais fast food, batatas fritas e refrigerantes. E para as empresas obcecadas em ganhar dinheiro à custa da vida humana, isso as deixa muito zangadas.

Fontes:

Impact of healthy lifestyle factors on life expectancies in the US population. Circulation, April 2018.

National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, What is a standard drink?

The population health benefits of a healthy lifestyle: Life expectancy increased and onset of disability delayed. Health Affairs, August 2017.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *