Pequena perda de audição pode abrir a porta para

É hora de parar de tocar música nos seus fones de ouvido. Sim, até aquela música que te deixa totalmente excitada quando você corre na academia.

E deixar seus filhos aumentarem o volume quando jogam videogame? Isso não é bom também.

Por quê? Porque mesmo uma pequena perda de audição – uma que você nem percebe – sobrecarrega seu cérebro e pode abrir a porta para a demência mais tarde na vida.

Espere o que?

Recentemente, Yune S. Lee, PhD, professor assistente de discurso e ciência auditiva na Universidade do Estado de Ohio, decidiu estudar como o cérebro reage a frases complexas e simples. Ele e sua equipe recrutaram participantes entre as idades de 18 e 41 anos. Mas quando eles testaram a audição de todos em preparação para o estudo, eles descobriram que aqueles que perderam até mesmo pequenas quantidades de audição tinham atividade incomum no córtex frontal direito. Isso foi perceptível em testes de ressonância magnética funcional, que medem a atividade cerebral, detectando mudanças no fluxo sanguíneo.

Em jovens saudáveis, o lado esquerdo do cérebro processa a linguagem. O lado direito não entra em ação e começa a trabalhar até os 50 anos. "É um mecanismo sensato no que diz respeito à evolução", observou Lee. “O cérebro de um jovem é otimizado. Isso preserva recursos até que você realmente precise deles. Até lá, [o lado direito do cérebro] é como um carro em marcha lenta. ”

Ter ambos os lados do seu cérebro disparados antes do esperado não é uma vantagem.

"As pessoas com perda auditiva podem se esforçar tanto para ouvir que começam a drenar seus recursos cognitivos que poderiam ser usados para memória e atenção", disse Lee.

Como resultado, isso pode levar a problemas cognitivos mais tarde na vida. Na verdade, "pessoas com perda auditiva leve têm duas vezes mais chances de serem diagnosticadas com demência", disse Lee.

Como (não) ouvir afeta seu cérebro

Teorias abundam sobre como a perda auditiva e a demência estão ligadas. Existe uma causa comum? Quando seu cérebro começa a escorregar, sua audição segue?

A conexão pode estar em como as informações que você ouve são transferidas e processadas pelo seu cérebro. “Acredita-se que a desregulação prolongada dessa relação resulta em demência”, explicou a Dra. Ana H. Kim, diretora de pesquisa otológica no departamento de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da Universidade Columbia Herbert e do Centro Médico Florence Irving, em Nova York.

Estudos recentes de imagens sobre perda auditiva relacionada à idade começaram a esclarecer como o seu cérebro se esforça para compensar quando não recebe a mesma quantidade de audição que costumava usar.

"A deterioração do aparato auditivo periférico diminui com o tempo a entrada nos centros auditivos primários do cérebro", explicou Kim.

Com o tempo, a perda auditiva pode enfraquecer os centros primários de audição no cérebro. "Isso cria um ciclo vicioso de diminuição da capacidade auditiva, piora da função executiva e aumento do risco de demência", disse Kim.

Muitos adultos mais velhos com perda auditiva também se afastam socialmente quando o ruído de fundo começa a dificultar a comunicação, o que significa que eles passam menos tempo com a família e os amigos.

"O isolamento social e a solidão têm sido associados a inúmeros resultados adversos de saúde física e mental, incluindo demência", observou Kim.

O que ainda não está claro é se os aparelhos auditivos podem neutralizar qualquer dano cognitivo, uma vez feito.

Agora ouça isso: o que você pode fazer

Então, o que você pode fazer para proteger sua audiência, assim como a de seu filho? Na verdade, um pouco.

Para as crianças, 60 por cento da perda auditiva é evitável. Especialistas afirmam que até 35% de todos os casos de demência também podem ser evitados. Aqui está onde começar.

Modele volumes de escuta apropriados para seus filhos

Ao usar qualquer aparelho eletrônico, “escolha o volume mais baixo onde você ainda pode ouvir e ouvir as palavras”, disse o Dr. S. Daniel Ganjian, pediatra do Centro de Saúde Providence Saint John, em Santa Monica, Califórnia. Como regra geral, se outras pessoas ouvirem sons vindos de seus fones de ouvido, será muito alto.

Tome tampões de ouvido para shows.

Você não quer privar seus filhos (ou a si mesmo) de um show ao vivo, então use tampões de ouvido. De acordo com a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, a exposição ao ruído acima de 100 decibéis não é recomendada por mais de 15 minutos. “Grandes shows de rock chegam a 120 decibéis”, observou Kim.

Fique atento aos sinais de infecção

Uma infecção do ouvido médio é a causa mais comum de perda auditiva em crianças. Segundo a American Speech-Language-Hearing Association, 75 por cento das crianças experimentam pelo menos um antes de completar 3. Quando as infecções do ouvido ocorrem, podem causar danos ao tímpano, ossos ou nervos auditivos e levar à perda auditiva permanente.

Preste atenção para puxar ou arranhar os ouvidos, fadiga, irritabilidade e falta de atenção. As crianças mais velhas com perda auditiva podem interpretar mal suas palavras ou aumentar consistentemente o volume da TV. Ligue para o seu médico se vir algum sinal. "Infecções de ouvido devem ser tratadas prontamente", disse Kim.

Conheça o seu histórico médico

Tem perda auditiva precoce na sua árvore genealógica? "Tenha muito cuidado para evitar a exposição ao ruído", aconselhou Kim. "Há um componente genético para perda auditiva precoce e suscetibilidade à perda auditiva induzida por ruído."

Mantenha-se atualizado com as vacinas

Muitas fotos recomendadas pelo médico do seu filho evitam doenças como sarampo, varicela e caxumba, que podem causar perda de audição.

Crie um ambiente doméstico tranquilo

Desligue sua TV quando não estiver assistindo. O mesmo vale para o rádio e o computador. Viva em uma área barulhenta? Feche as portas e janelas para abafar a poluição sonora externa. Faça bom uso de absorvedores de ondas sonoras também. Pense: móveis macios, como tapetes, sofás, almofadas e cortinas. "O silêncio é ouro para a sua audição", disse Ganjian.

Seja seguro durante esportes

"Use capacetes de proteção durante o exercício, como quando andar de bicicleta, jogar hóquei ou futebol ou andar de skate", disse Ganjian. Uma queda ou um golpe intenso no lado da cabeça pode ser o suficiente para perfurar o tímpano.

Desistir dos cotonetes
Coloque um cotonete no ouvido do seu ou do seu filho e você poderá ferir acidentalmente o tímpano. Você não precisa limpar cera de ouvido. Seus ouvidos são realmente auto-limpantes. Se você acha que seu filho tem uma quantidade excessiva, converse com seu médico de família.

Escrito por Stephanie Booth

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *