Fiocruz oferece 200 cursos de pós-graduação

A Escola da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), está oferecendo 200 vagas em pós-graduação gratuita a distância. 

As oportunidades são para o Curso de Especialização Gestão em Saúde, que pode ser feito por pessoas com graduação completa, que possuam habilidade para utilizar computadores, acesso à internet e disponibilidade para estudar por pelo menos 10 horas por semana. Além disso, o candidato deverá ter condições de se deslocar até o polo nos três encontros presenciais. 

Como funcionará a pós-graduação gratuita a distância ?

O curso será realizado na modalidade a distância, online, com carga horária total de 420 horas, sendo 380 horas realizadas a distância e 40 horas presenciais, com duração máxima de 12 meses. Serão três encontros presenciais. 

No primeiro, os alunos receberão instruções sobre a pós-graduação gratuita a distância e aprenderão a usar o sistema online de aprendizado. Já no segundo encontro presencial será o momento de discutir os temas do TCC e de como desenvolver o projeto. 

Por fim, no terceiro encontro, os alunos da pós-graduação gratuita a distância irão apresentar o TCC. Os momentos presenciais deverão ocorrer nos meses de outubro/novembro/2018, abril/2019 e novembro/2019. 

O curso é composto por oito Unidades de Aprendizagem (UA): 

1) Políticas de Saúde no Brasil e a Dinâmica do SUS 

2) Conceitos de Saúde e Doença e Perfis Epidemiológicos no Brasil 

3) Planejamento e Organização da Atenção à Saúde 

4) Gerência de Operações e Recursos em Saúde 

5) Gestão da Qualidade em Saúde 

6) Vigilância em Saúde 

7) Desafios Contemporâneos em Gestão 

8) Metodologia da Pesquisa Aplicada à Gestão em Saúde 

Inscrições para a pós-graduação gratuita a distância 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 06 a 24/09/2018 

RESULTADO DA SELEÇÃO: a partir do dia 03/10/2018 

RECURSOS: 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado 

RESULTADO PÓS RECURSOS (caso haja deferimento): a partir do dia 11/10/2018

SEGUE O EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS

Publicado em 06 de setembro de 2018

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), tornam públicas por meio deste Edital, as Normas para o processo de seleção de ALUNOS do Curso de Especialização Gestão em Saúde, na modalidade a distância com momentos presenciais. Coordenação-geral: Clayre Maria Bomfim Lopes Coordenação-adjunta: Vanessa Costa e Silva

1. OBJETO
Este Edital visa selecionar candidatos a alunos para participarem do Curso de Especialização Gestão em Saúde, cujo OBJETIVO é qualificar profissionais no processo de trabalho em saúde para planejar e programar ações, gerir recursos e avaliar sistemas e práticas de gestão em saúde. Propõe-se a habilitar, nas competências básicas para a gestão de serviços de saúde, profissionais com responsabilidades ampliadas de gestão administrativa e de atenção à saúde, atuantes em sistemas e serviços de saúde.

2. PERFIL DO CANDIDATO E PRÉ-REQUISITOS
2.1. PERFIL DO CANDIDATO
Destina-se aos profissionais da área de saúde e afins, com graduação concluída, que exerçam atividades de gestão/gerência de sistemas ou serviços de saúde.

2.2. PRÉ–REQUISITOS
2.2.1. Possuir escolaridade de nível superior;
2.2.2. Possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet, e-mail, fórum, chat, etc;
2.2.3. Dispor de pelo menos 10 (dez) horas semanais para estudo.

3. DESCRIÇÃO DO CURSO

Trata-se de um curso instrumental, pois considera a importância dos profissionais de nível superior se apropriarem de ferramentas de gestão, visando à instituição de trabalhos coordenados e à melhoria na estruturação de processos cotidianos de trabalho. Desta forma, busca contribuir para o aprimoramento da qualificação dos profissionais que atuam em diversas instituições do setor saúde no país.
3.1. O material instrucional é composto de conteúdo disponibilizado on-line, versão em pendrive e complementação com material impresso. Além disso, o aluno receberá um caderno com instruções sobre o curso e outro sobre a navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Cada aluno  estará inserido em uma turma e vinculado a um tutor-pesquisador que será responsável pela mediação do processo ensino-aprendizagem a distância (centralizados na CDEAD/ENSP/Fiocruz).
3.2. O curso tem como dinâmica a resolução de casos, exercícios, participação em fóruns e listas de discussão e apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É composto de 08 (oito) Unidades de Aprendizagem (UA), relacionadas a seguir:
1) Políticas de Saúde no Brasil e a Dinâmica do SUS
2) Conceitos de Saúde e Doença e Perfis Epidemiológicos no Brasil
3) Planejamento e Organização da Atenção à Saúde
4) Gerência de Operações e Recursos em Saúde
5) Gestão da Qualidade em Saúde
6) Vigilância em Saúde
7) Desafios Contemporâneos em Gestão
8) Metodologia da Pesquisa Aplicada à Gestão em Saúde

4. REGIME E DURAÇÃO DO CURSO
4.1. O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade a distância, on-line, com carga horária total de 420 (quatrocentos e vinte) horas, sendo 380 (trezentas e oitenta) horas realizadas a distância e 40 (quarenta) horas de forma presencial, com duração de até 12 (doze) meses.
4.2. O curso possui três momentos presenciais obrigatórios, iniciando-se com o primeiro encontro de abertura do curso, que tem como objetivos: apresentar a proposta do curso e o material didático; capacitar os alunos quanto ao uso do ambiente virtual de aprendizagem; e promover a formulação, pelos alunos, de seus planos de estudos. O segundo encontro ocorre na metade do desenvolvimento do curso com o objetivo de discussão dos temas a serem abordados nos TCCs e orientação
individualizada da metodologia utilizada. O terceiro encontro objetiva a apresentação dos TCCs, que deve se constituir de um projeto de intervenção nos seus locais de trabalho.
Os momentos presenciais deverão ocorrer nos meses de outubro/novembro/2018, abril/2019 e novembro/2019, podendo ocorrer em dias úteis e sábado. A confirmação das datas dos momentos presenciais e dos locais de realização será divulgada, oportunamente, no Portal EAD/ENSP.
As despesas com locomoção, hospedagem, alimentação e afins para a participação nos encontros presenciais é de exclusiva responsabilidade dos alunos.

5. VAGAS
5.1. Serão selecionados 200 (duzentos) candidatos, distribuídos entre os municípios sedes de Polos de apoio presencial UAB/MEC, conforme os quantitativos descritos na Tabela 1. O candidato deverá se candidatar a vaga de um dos polos descritos na tabela.
Tabela 1 – Distribuição do número de vagas do Curso de Especialização de Gestão em Saúde por Polo presencial UAB/MEC:

UF CIDADES – POLOS VAGAS
SC Blumenau 40
RS Novo Hamburgo 40
CE São Gonçalo do Amarante 20
PE Gravatá 40
MG Ipatinga 40
PA Breves 20
TOTAL 200

5.2. Deverão ser selecionados 15% (quinze por cento) de candidatos a mais do que o número de vagas definidas em cada polo, na condição de SUPLENTES, visando o preenchimento de todas as vagas.

6. INSCRIÇÃO
De 06 a 24/09/2018

ATENÇÃO
A inscrição deverá ser efetuada impreterivelmente até 16 horas do dia 24/09/2018.

6.1. Procedimentos para inscrição
ANTES DE EFETUAR O PEDIDO DE INSCRIÇÃO ON-LINE E INICIAR ESTE PROCESSO SELETIVO, O CANDIDATO DEVERÁ NECESSARIAMENTE CONHECER E CONCORDAR COM TODAS AS REGRAS CONTIDAS NESTE EDITAL E CERTIFICAR-SE DE EFETIVAMENTE PREENCHER TODOS OS REQUISITOS
EXIGIDOS.

6.1.1. Cada candidato deverá efetivar seu pedido de inscrição, exclusivamente via internet, por meio do preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO disponível no endereço eletrônico abaixo: http://inscricao.ead.fiocruz.br/533
 

6.1.2. Ao preencher o FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO, o candidato também deverá ANEXAR os documentos abaixo relacionados:

ATENÇÃO: cada arquivo deve estar em formato PDF e ter no máximo 1MB.
a) Fotocópia legível do diploma de graduação (frente e verso num único arquivo). Os candidatos que ainda não possuem diploma de graduação deverão apresentar declaração de conclusão de curso, informando data da colação de grau já realizada, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada. A data desta declaração não poderá ultrapassar o período de 02 (dois) anos anteriores a data de divulgação do presente documento. Neste caso, será necessária a apresentação de declaração em
que também constem a Portaria de Reconhecimento do Curso e a data de sua publicação no Diário Oficial da União. No caso de candidato que tenha obtido sua graduação no exterior, deverá apresentar cópia autenticada de seu diploma devidamente revalidado por universidade brasileira;
b) Currículo resumido, apresentado em, no máximo, duas páginas com letra Arial 11, espaçamento entre linhas 1,5, em papel A4 (apenas 1 arquivo);
c) Carta de intenção do candidato, com no máximo 02 laudas, justificando os motivos pelos quais o mesmo deseja participar do curso. Esta narrativa tem por objetivo conhecer a trajetória do candidato na construção de sua identidade profissional e compreender sua inserção nos processos de gerência e trabalho em saúde. Sugere-se o relato de experiências/vivências relevantes nas áreas de gerência e cuidado em saúde, no qual o candidato expresse sua análise sobre as experiências apresentadas,
comentando, como a formação em gestão em saúde poderá contribuir para a construção/aperfeiçoamento de sua prática profissional. O modelo do Anexo I pode ser usado como exemplo (apenas 1 arquivo);

OBSERVAÇÕES:
  O candidato deverá anexar os 3 (três) documentos exigidos, digitalizados, ao realizar a inscrição on-line;  O candidato deverá preencher o FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE  INSCRIÇÃO com a máxima atenção, estando ciente de que as informações devem ser cadastradas corretamente, principalmente nos campos referentes ao endereço residencial, telefones e e-mail;
6.1.3. A mensagem “Pedido de inscrição realizado com sucesso” deverá ser guardada pelo candidato imediatamente após o preenchimento da respectiva ficha de pedido de inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento comprobatório (não há necessidade de enviá-lo);
6.1.4. A EAD/ENSP/Fiocruz não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
6.1.5. São de exclusiva responsabilidade do candidato o preenchimento e a veracidade das informações cadastrais no ato do pedido de inscrição, sob as penas da lei;
6.1.6. Não será cobrada taxa de inscrição.

7. SELEÇÃO E RESULTADOS
7.1. O processo de seleção será realizado por uma Comissão definida pela Coordenação do Curso e consistirá na avaliação do currículo e da carta de intenção do candidato;
7.2. Critérios de seleção
7.2.1. Avaliação do currículo (pontuação máxima: 10)
a) Experiência no nível gerencial no SUS

b) Experiência no nível gerencial na rede privada de saúde
c) Experiência na atenção à saúde no SUS
d) Formação Acadêmica
7.2.2. Análise da Carta de Intenção (pontuação máxima: 10):
a) Identificação, formação universitária, dados pessoais e profissionais
b) Experiência acadêmica ou profissional na área de abrangência do Curso (se houver)
c) Possibilidade de aproveitamento do Curso em sua atuação profissional
d) Especificação das razões pessoais de escolha do Curso e suas expectativas
e) Disponibilidade para dedicação às atividades exigidas pelo curso
f) Organização das ideias/concepções (coerência e coesão)
g) Correção e propriedade da redação
7.3. Critérios de desempate
7.3.1. Maior pontuação na avaliação do currículo;
7.3.2. Idade mais avançada.
7.4. Resultado da seleção
7.4.1. O resultado final dos candidatos selecionados está previsto para ser divulgado em ordem alfabética e por Polos UAB/MEC, bem como dos SUPLENTES, estes em ordem de classificação e também por Polos UAB/MEC, a partir do dia 03/10/2018, no Portal EAD/ENSP;
7.4.2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos e
comunicados referentes a este processo seletivo público, e ficar atento aos prazos nele estabelecidos. A ENSP/Fiocruz não se responsabiliza pelo contato direto ao candidato para informar o resultado final do processo seletivo. Não serão fornecidas informações por telefone;

8. RECURSOS
8.1. O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado do processo seletivo deverá fazê-lo no prazo de 2 (dois) dias úteis a contar da data de publicação do resultado;
8.2. Para recorrer, o interessado deverá encaminhar o recurso para o e-mail recursogs @(observando o prazo do subitem 8.1), fazendo constar de maneira inequívoca que está recorrendo ao resultado publicado do processo seletivo;
8.3. Todos os recursos serão analisados pela Comissão de Seleção e respondidos para o endereço eletrônico da interposição do mesmo;
8.4. Se a Comissão de Seleção julgar pertinente o recurso, o deferimento do mesmo será publicado no Portal EAD/ENSP, a partir do dia 11/10/2018;

8.5. Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou para qualquer outro e-mail que não seja o disponibilizado para esse fim, ou ainda, fora do prazo;
8.6. Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de recurso.

9. MATRÍCULA
A matrícula será efetivada no início do 1º momento presencial (primeiras 4 horas de encontro) sendo obrigatória a entrega dos documentos exigidos no item 9.1.
9.1. Documentos exigidos na matrícula 

Fotocópia autenticada e legível da carteira de identidade, e que conste o campo naturalidade
(frente e verso na mesma folha);
 Fotocópia legível do CPF (frente e verso na mesma folha). Dispensado caso conste o número na carteira de identidade;
  Uma foto 3×4 recente, com o nome completo do candidato escrito no verso. Não serão aceitas fotos escaneadas;
  Fotocópia da Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome da candidata em relação aos documentos apresentados (não precisa ser autenticada);
  Fotocópia autenticada e legível do diploma de graduação (frente e verso na mesma folha). Os candidatos que ainda não possuem diploma de graduação deverão apresentar declaração de conclusão de curso, informando data da colação de grau, já realizada, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada. A data desta declaração não poderá ultrapassar o período de 02 (dois) anos anteriores a data de divulgação do presente documento. Neste caso, será necessária a apresentação de declaração em que também constem a Portaria de Reconhecimento do Curso e a data de sua publicação no Diário Oficial da União. No caso de candidato que tenha obtido sua graduação no exterior, deverá apresentar cópia autenticada de seu diploma devidamente revalidado por universidade brasileira;

10. CONCLUSÃO DO CURSO E CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o curso, com todas as unidades de aprendizagem, será conferido o Certificado de Especialização Gestão em Saúde, expedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), instituição credenciada pelo Conselho Federal de Educação para certificar cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância. O certificado será acompanhado pelo histórico escolar, com duração, carga horária e nota/conceito obtidos em cada
unidade de aprendizagem.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. A participação do candidato implica automaticamente na sua aceitação das normas do presente processo seletivo contidas neste Edital e em quaisquer outras publicações relativas ao mesmo processo;
11.2 O cronograma, desde o lançamento do Edital até o início do curso, está disponível no ANEXO II;
11.2. Será considerado desclassificado o candidato que deixar de cumprir ou atender às normas publicadas para este processo seletivo;
11.3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo público no portal EAD/ENSP/Fiocruz
11.4. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização dos seus endereços eletrônico e postal ou do extravio da correspondência;
11.5. Os casos omissos e as situações não previstas serão resolvidos pela coordenação do curso;
11.6 A ENSP/Fiocruz poderá fazer alterações neste Edital;
11.7. Este processo seletivo é válido somente para esta oferta do curso.

Coordenação da UAB-EAD/ENSP/Fiocruz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *