Governo Federal aumenta valor da bolsa residência em enfermagem

Uma boa notícia para os residentes e futuros residentes em enfermagem. O Governo Federal aprovou um aumento de quase 24% no valor da bolsa de estudos que passará a entrar em vigor em janeiro de 2022.

No mês de agosto deste ano, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde onde tinha como uma de suas ações o aumento de 24% na remuneração dos programas de residência em saúde em todo o país. A bolsa passará a ser de R$ 4.106,09 (no valor bruto) que entrará em vigor a partir de janeiro de 2022.

Essa boa notícia para os residentes foi confirmada pelo Presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR). Além disso, o Ministério da Educação (MEC) garantiu que tem orçamento para fazer valer esse aumento em 2022.

O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde foi desenvolvido para ser executado em ciclos trienais. Ele foi estruturado em três eixos. Saiba mais sobre eles:

Ofertas Educacionais: ações de capacitação e qualificação na modalidade de cursos. E apoio à produção científica e outros processos formativos. Nesta modalidade serão ofertadas novas vagas para residência médica. E valor da bolsa de residência médica maiores.

Valorização Ensino-Assistencial: cursos para aprimorar o conhecimento científico. O objetivo é que as capacitações contribuam na formação de novos especialistas e com a produção científica no país.

Apoio Institucional: ações de apoio às instituições proponentes de programas de residência em saúde. Elaboração de projetos pedagógicos. E condução de processos administrativos para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *