Isto é o que os sobreviventes de suicídio querem

Se você ou alguém que você conhece está pensando em suicídio, a ajuda está aí. Entre em contato com CVV – Centro de Valorização da Vida, no número 188.

Suicídio é um assunto que muitos têm medo de falar ou mesmo reconhecer. 

Mas como não falarmos sobre uma das principais causas de morte? Todos os anos, os suicídios somam 44.000 pessoas somente nos Estados Unidos. É a terceira principal causa de morte de adolescente entre 12 e 14 anos de idade, e a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 34 anos.

No Brasil, o Ministério da Saúde mostram que o índice de suicídios cresceu entre 2011 e 2015 no Brasil. Segundo a pasta, esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos.

É por isso que precisamos entendê-lo melhor e fazer o melhor possível para que as pessoas recebam a ajuda de que precisam em seus momentos mais sombrios. 

Qual é a melhor maneira de fazer isso? 

Perguntamos às pessoas em nossa comunidade no Facebook que tentaram ou foram afetadas pelo suicídio: O que você gostaria que outras pessoas soubessem sobre sua experiência em suicídio?

Aqui estão algumas respostas:

“Eu quero que as pessoas saibam que parece a melhor opção quando você se sente como um fardo para todos que você ama. Não é uma decisão egoísta da opinião dessa pessoa. ”- Carol K.

“Eu gostaria que as pessoas soubessem o quão ruim as coisas estavam na minha cabeça quando eu estava prestes a pular, ou quando eu piquei comprimidos e engoli. Muitas pessoas chamam o suicída de covarde, mas eles não percebem o quanto você é ruim até que eles tenham perdido alguém próximo ou eles mesmos estão nessa posição ”.- Haley L.

“Sou uma sobrevivente diária, pois os pensamentos de mal sempre estão presentes, mas uma coisa que me mantém aqui é olhar para os meus filhos (eles são todos adultos) e pensar em tudo o que eles teriam que fazer se eu fosse morrer, ou pior, se eu fosse deixado em estado vegetativo. Eu tomo a decisão todos os dias para continuar e dar apenas um passo de cada vez.- Tanya M.

“Meu irmão cometeu suicídio. Isso fez um buraco no coração da minha mãe que nunca sarou. Ela passou por anos culpando-se … você sabe, o velho "se ele tivesse estendido a mão, eu poderia tê-lo ajudado". Bem, eu li muito, conversei com profissionais de saúde mental, e eu entendo, tanto como eu posso, porque ele sentiu que era sua única escolha. Ele não era um covarde. Na verdade, ele fez o que fez para poupar as pessoas que amava. Eu não concordo com a decisão dele, mas entendi. Sinto falta dele e gostaria que pudéssemos envelhecer juntos, mas estou feliz que ele esteja em um lugar onde ele não se machuca mais. ”- Nancy R.

“Tudo o que desejo que os outros saibam é que não é a saída dos covardes, e ninguém jamais entenderá a mente de uma pessoa quando ela for tentada a fazer isso. Quão terrível é realmente se sentir assim. Você não pensa em seus filhos, ou sua família, você só quer deixar este mundo. "- Dede J.

“Eu acho que ficar de pé ou sentar lá e ir contra cada instinto de sobrevivência em seu corpo e agir naqueles pensamentos realmente horríveis, terríveis e sombrios, enquanto conhece as conseqüências do que você está prestes a fazer a si mesmo, mostra que é um doença e que certamente não é um grito por atenção. Para ir contra seus instintos de sobrevivência e ir adiante com qualquer ação para acabar com sua vida, e poupar o que você percebe é o fardo que você está colocando em todos os outros, na verdade, é preciso muita coragem. É claro que provavelmente também vai acabar com sua dor e sofrimento, mas principalmente pela experiência que eu diria que é impulsionado por uma percepção distorcida de proteger as pessoas que você ama ao seu redor desta doença que tudo consome. ”- Serena B.

“Eu gostaria que as pessoas soubessem que eu nunca pretendi passar por isso. Não foi "apenas um pedido de ajuda" Eu ainda gostaria de ter conseguido. Eu quero que as pessoas saibam que dentro da minha cabeça é um lugar muito triste. ”- Lindsay E.

“É como uma coisa obscura que te odeia e te diz mentiras que você não vale a pena. Mas você é. Quanto maior a mentira, mais você vale a pena. (Você pode não sentir, mas você é amado por alguém.) Para mim, foi uma pequena voz quieta que disse: “Pegue aquele punhado, tudo ficará bem.” Eu orei por ajuda … O batismo e o cristianismo salvaram minha vida e eu nunca enfrentei aquela coisa escura novamente. Eu tenho meus "dias azuis", abençoados com meu cachorro como companheiro, isso ajuda. Eu tomo uma quantidade mínima de um "anti-tudo" – meio que acompanha o diagnóstico, mas é mínimo. Capacitar-se quando dói dar esse passo todos os dias – mesmo saindo da cama e assistindo TV o dia todo – é um passo. ”- Tessa R.

“Eu precisava do conforto de uma pessoa específica. O conforto de qualquer pessoa em geral é inútil e, muitas vezes, é o não dito que ajuda mais do que as palavras que as pessoas acham que deveriam dizer para melhorar as coisas. ”- Roxi P.

“Sua vida é preciosa. Mesmo se você se sentir bem agora, você não se sentirá assim para sempre. Não se negue o tempo e a oportunidade de melhorar."- Jamie W.

“Às vezes esquecemos que magoamos os outros em nossas vidas. Isso causa muita dor, ansiedade e medo para nossas famílias. Nós nunca sabemos em que culpa nossos entes queridos estão se apegando. Realmente não vale a pena colocar a família nessa perda. ”- Jess A.

"Vida ruim", mas a vida vale a pena. Busque ajuda, encontre novos hobbies, aprenda a viver de novo, e aproveite pequenas coisas, pois há apenas uma oportunidade e é tão triste desperdiçá-la acabar com essa vida. Por favor, não faça isso. Eu prometo novamente, vai ficar melhor! ”- Monica D.“ Isso não necessariamente fica mais fácil, você fica mais forte e melhor em administrar e lidar com o que você é diagnosticado. ”- Hollyn D.

“ É como um dente de leão. Você puxa a flor, sem perceber que as raízes são profundas e se espalharam muito. Você sobrevive, mas o chamado do vazio nunca desaparece. Mas você aprende a não responder. ”- Amanda L. 

Esperamos que estes comentários possam ajudar outras pessoas e até mesmo capacitar os profissionais de enfermagem para lidar com essa situação.

Você já tentou suicídio ou já pensou em fazer isso? Envie a sua experiência para publicarmos e ajudar outras pessoas. 

A sua identidade será mantida em total sigilo. https://www.souenfermagem.com.br/contato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *