Mestrado em Enfermagem: nova pós-graduação abre

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da UFSJ passa a contar, a partir de fevereiro de 2014, com o mestrado acadêmico em Enfermagem. 

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre 9 e 20 de setembro. Com o objetivo de avançar na formação de pesquisadores e docentes enfermeiros em campos estratégicos para o SUS, o novo mestrado visa atender às demandas de uma região com necessidades na formação de profissionais da saúde, fazendo parte da consolidação de um centro de excelência de pós-graduação. 

A proposta do mestrado é aprofundar o conhecimento acadêmico e profissional, formando pessoal qualificado para o exercício da profissão, sendo transformadores das demandas sociais, organizacionais ou profissionais do mercado de trabalho, além de serem qualificados à docência no ensino superior e na pós-graduação na área, tendo habilidade para executar pesquisa original e independente. O mestrado traz duas linhas de pesquisa: O PROCESSO DE CUIDAR EM SAÚDE E ENFERMAGEM, que compreende estudos sobre o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, doenças crônicas e crônico-degenerativas, problemas nutricionais de morbidade e mortalidade e o cuidar relativo à promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde nas diferentes etapas do ciclo de vida; e GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE E ENFERMAGEM, que aborda estudos sobre a organização, o planejamento, sistemas de informação e a gestão de serviços de saúde e de enfermagem.

“Este conjunto possibilitará a formação de recursos humanos com domínio da administração em saúde e no desenvolvimento, transferência e aplicação de novas tecnologias de gestão em saúde”, explica o coordenador do Mestrado em Enfermagem, Richardson Machado. Com essa nova abertura, a UFSJ visa também desenvolver um maior número de pesquisas na área, contribuindo para a melhoria da assistência à saúde e da qualidade dos serviços prestados à população. “Cabe ressaltar que a abertura do Mestrado também irá contribuir para a promoção da qualidade do curso de graduação em Enfermagem da UFSJ, pois os docentes participantes terão a oportunidade de realizar a integração entre a graduação e a pós-graduação”, complementa Richardson.

Mais informações e o edital de seleção podem ser obtidos no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis; através do telefone (37) 3221-1402; do e-mail secretaria.pgenf@ufsj.edu.br; ou acessando www.ufsj.edu.br/pgenf

Saúde do Centro-Oeste de Minas

Desde 2008, a UFSJ busca soluções para os problemas de saúde da região Centro-Oeste de Minas Gerais, inicialmente com a implantação dos cursos de graduação em Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina no CCO. “No ano de 2012, a primeira turma de Enfermagem se formou, um marco para a instituição e, assim, consolidou o seu propósito [da Universidade] de formar profissionais altamente qualificados em vários segmentos”, conta o professor. A partir de então, prossegue, “a UFSJ passou a trabalhar no processo de consolidação do campus, ampliando a oferta de cursos de pós-graduação”. No caso da Enfermagem, o professor explica que representa 60% dos profissionais da área da saúde no SUS no país, quase 1,3 milhões de trabalhadores.

A comissão, formada por Richardson e pelos professores Juliana Dias Reis, Gilberto Fontes, Joel Lamounier e Renata Cristina da Penha, todos do CCO, elaborou o projeto e garantiram a aprovação e credenciamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em abril de 2013, com destaque e mérito pela proposta. Hoje o Brasil tem 75 programas de pós-graduação em Enfermagem credenciados pela Capes, sendo que em Minas Gerais, um dos maiores estados do país, são apenas quatro mestrados na área. Segundo Richardson, “a criação do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFSJ surge para atender a uma demanda urgente do país, bem como da região Sudeste, do estado de Minas Gerais e da região Centro-Oeste de Minas, sendo assim aprovada com mérito”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *