O que faz um enfermeiro?

O que faz um enfermeiro?

Atualizado em 14/05/2023 às 12:34

Os Enfermeiros, tem tantas as atribuições em seu ambiente de trabalho que é necessário especificar todas as áreas que existem e especificar cada uma delas. O Enfermeiro é um profissional da saúde de nível superior graduação em Bacharel em Enfermagem. Na faculdade o curso de Bacharel em Enfermagem tem duração variável entre 4 a 5 anos, é composto por aulas teóricas e práticas.

Para trabalhar como Enfermeiro, além de ter a graduação, o profissional precisa ter registro regular no Conselho Regional de Enfermagem do seu estado (Coren), e ficar atento para cumprir as normas e resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Lei da Enfermagem Nº 7.498 de 1986

Enfermagem é uma profissão da área da saúde voltada para o cuidado dos indivíduos, famílias e comunidades, independentemente de idade, sexo, condição econômica ou social, em todos os ciclos da vida. Os enfermeiros desempenham funções essenciais nos sistemas de saúde de todo o mundo, inclusive no Brasil.

De acordo com a Lei Nº 7.498/76, que regulamenta a profissão de enfermagem no Brasil, cabe ao enfermeiro, “a direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, chefia de serviço e de unidade de enfermagem“. Ele presta cuidados de enfermagem de forma autônoma aos pacientes sob a sua supervisão e supervisiona o trabalho do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem.

Entre esses profissionais, existem aqueles que trabalham na enfermaria de um pronto socorro, os que fazem parte quadro de enfermaria dentro do hospital, enfermeiros que atendem na Unidade de Terapia Intensiva ( UTI), os que cuidam da farmácia do hospital, aqueles que atuam junto da equipe de cirurgia, enfim, são inúmeros profissionais treinados com o mesmo propósito, salvar e manter a vida humana.

Falar da rotina de cada especialidade é necessária uma publicação gigantesca, impossível para constar numa única postagem. No entanto, como a ideia central está em justamente falar de sua rotina, vou tentar mencionar aqui as que mais recebem destaque, não pela importância, mas sim, pelo contexto em que será abordado, o ambiente hospitalar.

Assistência Direta ao Paciente

Os enfermeiros prestam cuidados diretos aos pacientes, ajudando-os a realizar tarefas diárias que podem ser difíceis devido a doenças, lesões ou incapacidades. Isso pode incluir ajudar os pacientes a se vestir, a tomar banho, a comer e a se mover.

Administração de Medicamentos e Tratamentos

Os enfermeiros são responsáveis por administrar medicamentos aos pacientes, seja por via oral, intravenosa ou de outra forma. Eles também monitoram os efeitos dos medicamentos e tratamentos e mantêm o controle preciso dos medicamentos administrados.

Educação em Saúde

Os enfermeiros têm um papel fundamental na educação dos pacientes e suas famílias sobre como gerir suas condições de saúde, prevenir doenças e adotar hábitos de vida saudáveis. Eles também fornecem instruções sobre o uso adequado de medicamentos e equipamentos médicos.

Avaliação e Planejamento do Cuidado

Os enfermeiros avaliam as necessidades de saúde dos pacientes, criam planos de cuidados, implementam esses planos e avaliam sua eficácia. Eles frequentemente trabalham em equipe com médicos e outros profissionais de saúde para garantir que os pacientes recebam o cuidado mais completo e eficaz possível.

Gestão e Liderança

Enfermeiros também podem ter funções de liderança e gestão, como supervisão de equipes de enfermagem, coordenação de cuidados de saúde, gestão de recursos e participação na tomada de decisões estratégicas de saúde.

As responsabilidades dos enfermeiros

Como já citado anteriormente, vem em primeiro lugar a manutenção da vida humana e, junto deste primeiro dever, o resguardo da dignidade da pessoa hospitalizada.

Entre os enfermeiros de um hospital, existe aquele que pode ser chamado de profissional de linha de frente, que são aqueles que atuam no primeiro atendimento:

  • Realizando a coleta de material para exames,
  • Realiza os exames preliminares, como medição de temperatura, pressão arterial, preenchimento da ficha médica – ou a primeira anamnese -,
  • Realização da higiene do paciente,
  • Administração de medicação após prescrição médica.

Após o pessoal da linha de frente, quem passa a atuar são os enfermeiros já dentro do pronto socorro para cuidados mais específicos:

  • Supervisão das equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem,
  • Manutenção dos prontuários médicos sempre atualizados,
  • Atuação e atenção no controle e prevenção de infecções hospitalares,
  • Preparação dos pacientes para a realização de exames,
  • Preparação de instrumentos e prestar auxílio à equipe técnica em procedimentos como intubação, desfibrilação, aspiração e monitoramento cardíaco.

Especialização dentro do Hospital

Existem diversas especializações que o enfermeiro pode fazer e muitas são para trabalhar dentro do hospital. Entre as especializações podemos citar:

Enfermagem em Urgência e Emergência

O trabalho deste profissional começa antes mesmo da chegada do paciente, procurando manter as salas de trauma equipadas para a boa prática médica, são treinados para tomarem decisões rápidas que podem salvar a vida do paciente

Enfermagem em Centro Cirúrgico 

Prepara a sala de cirurgia, assim como os instrumentos necessários para o procedimento praticado pelo médico. Esse profissional é treinado para a atenção aos detalhes e auxilia a equipe médica do início até o final da cirurgia

Enfermagem de Obstetrícia 

Acompanha o pré-natal da paciente fazendo o acompanhamento da pressão arterial, acompanha o período pós-parto, auxilia mães em período de aprendizagem da amamentação e até realiza partos de baixo risco.

Enfermagem em Atendimento Domiciliar

Este profissional cuida do paciente da mesma forma que ele seria cuidado no hospital, sendo importantíssimo na prevenção da infecção hospitalar. Já é padrão dar alta ao paciente o mais rápido possível para eliminar o risco de qualquer infecção. É o enfermeiro atualmente denominado home care.

Enfermagem de Resgate 

São os profissionais que na atuam realmente nos primeiros atendimentos ao paciente vítima de acidentes, ou seja, ele está fora do ambiente hospitalar. Ele faz as primeiras aferições quanto à gravidade do trauma, sinais vitais, avaliações das condições do paciente, imobilização e remoção da vítima do local até o hospital designado fazendo todo o acompanhamento e informando a equipe médica ao chegar ao hospital. Esse profissional está treinado e capacitado para reanimar o paciente caso haja necessidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *