Orientações para quem vai ficar internado no hospital

Se você foi encaminhado ao hospital para uma operação ou exame e precisa passar a noite lá, isso significa que você ficará internado. 

Veja algumas informações que podem ser úteis para passar que irá passar uma noite ou até mesmo alguns dias internado no hospital.

Chega ao hospital

Ao chegar ao hospital, você será recebido por um membro da equipe, que explicará os processos e o que esperar nesse momento de internação. 

Se o hospital tiver protocolo de Segurança do Paciente,você receberá uma pulseira de identidade para usar o tempo todo enquanto estiver lá.

Enquanto estiver no hospital, você deve se envolver em todas as decisões sobre o seu tratamento.

Se desejar, a equipe manterá membros de sua família ou amigos informados sobre seu progresso e em algumas situações será permitido você ficar com um acompanhante.

Terei de receber uma oferta de acomodação em hospital do mesmo sexo?

Estarem uma acomodação hospitalar mista pode ser difícil para alguns pacientes por uma série de razões pessoais e culturais.

Espera-seque todos os prestadores de cuidados eliminem a acomodação para misturas de sexo, exceto quando for do interesse geral do paciente ou refletir sua escolha pessoal.

Embora existam algumas circunstâncias em que a mistura pode ser justificada, elas se limitam principalmente a pacientes que precisam de cuidados altamente especializados, como os dados em unidades de cuidados intensivos.

O hospital atenderá às possíveis necessidades de saúde mental?

Se você está fisicamente doente e precisa ir ao hospital para tratamento, a equipe que cuida de você também deve considerar suas necessidades de saúde mental.

O hospital deve ter um serviço de psiquiatria ou um serviço de medicina psicológica.

O serviço tem como objetivo preencher a lacuna entre saúde física e mental e lhe deixar mais confiante neste momento de tratamento.

Ao conversar com você, a equipe de saúde deve encaminhá-lo ao serviço de psiquiatria quando apropriado, para garantir que suas necessidades de saúde mental sejam atendidas.

Consentimento para tratamento

Para alguns procedimentos, incluindo operações, você será solicitado a assinar um formulário de consentimento.

Depende de você dar o seu consentimento para um tratamento.

Você deve perguntar o máximo possível sobre o tratamento antes de dar seu consentimento, para que possa dar uma decisão informada.

Descubra quais perguntas fazer ao seu médico

Você pode mudar de ideia após a assinatura do formulário de consentimento, a qualquer momento, inclusive durante o procedimento.

Você pode querer planejar com antecedência para um momento em que você não pode dar consentimento.

Você pode pré-arranjar uma decisão antecipada juridicamente vinculativa para recusar certos tratamentos, anteriormente conhecida como uma diretiva antecipada.

Os profissionais de saúde devem seguir a decisão antecipada, desde que válida e aplicável.

Você também pode fazer afirmações mais amplas sobre como deseja ser tratado, como receber cuidados terminais em casa em vez de no hospital.

Estes não são juridicamente vinculativos, mas serão tidos em consideração pelos profissionais de saúde.

E se eu não puder dar consentimento?

Se você claramente não tem capacidade de tomar decisões ao ser admitido no hospital, os profissionais de saúde tomarão o que é chamado de "decisão do melhor interesse" sobre se um tratamento específico é do seu interesse. Médicos e enfermeiras avaliarão os benefícios e riscos, incluindo se você provavelmente recuperará a capacidade de dar ou negar consentimento.

Consentimento para crianças e jovens

Antes que um médico, enfermeiro ou terapeuta possa examinar ou tratar seu filho, eles devem ter consentimento ou concordar. Como pai ou mãe, você tomará suas decisões com base no que considera ser o melhor para os interesses de seu filho, mas é aconselhável envolver as crianças tanto quanto possível nessas decisões. Isso lhes dará uma sensação de controle e será mais provável que respondam positivamente ao tratamento. Pessoas com 18 anos ou mais têm direito ao consentimento para o seu próprio tratamento. Isso só pode ser anulado em circunstâncias excepcionais.

Conselhos para os pais com filhos

As crianças podem achar que ir ao hospital é uma experiência assustadora. Em parte, isso tem a ver com o tratamento, mas também porque o hospital é um ambiente novo e estranho, cheio de novas visões, cheiros,ruídos e pessoas. Se possível, converse com seu filho antes de ir para o hospital e explique o que ele deve esperar.

Fique com seu filho o máximo que puder As crianças costumam se adaptar melhor ao hospital se seus pais ficarem com elas o maior tempo possível.

Tranquilize seu filho que você ficará ao lado dele e diga que o hospital é um lugar seguro para se estar, mas se tiver que deixar o hospital a qualquer momento, informe seu filho por quanto tempo você ficará fora e certifique-se de voltar no horário. Se você puder ficar com seu filho durante a noite, o hospital pode providenciar uma cama extra no quarto ou enfermaria dele.

Manter uma rotina pode ajudar seu filho a se sentir mais em casa. Pode ajudar se, por exemplo, você seguir a rotina usual da hora de dormir de seu filho ou trazer seu brinquedo ou edredom favorito.

Reserve um tempo para você

Embora seja importante que os profissionais trabalhem para tranquilizar um paciente, seja criança ou adulto, sobre a permanência no hospital, é igualmente importante que você mesmo tenha a consciência de cuidar de si mesmo. Você poderá cuidar melhor de si mesmo se estiver lidando bem com a situação da internação. Lembre-se de que não há problema em fazer pausas. Dê uma caminhada ou tome uma xícara de chá ou café. Converse com seu parceiro de quarto, amigos ou família. Eles serão capazes de dar apoio, e falar pode ser um grande alívio do estresse.

Manter-se móvel

Permanecer móvel no hospital pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Ficar imóvel pode causar problemas de saúde adicionais, como infecções e lesão por pressão. Também pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos.

Para evitar um Trombose Venosa Profunda (PVP), você será incentivado a se deslocar pela enfermaria ou pelo corredor. Você receberá toda a assistência necessária para se movimentar.

Se você tem um risco maior de PVP, você deve receber orientações para de como se cuidar. 

Morte no hospital

Se alguém que você conhece morrer enquanto estiver no hospital, a equipe irá aconselhá-lo sobre o que fazer.

Se você for um parente mais próximo, pode precisar dar permissão para que uma autópsia seja realizada.

Dicas gerais de etiqueta hospitalar

Coisas para lembrar enquanto estiver no hospital:

  • Informe a equipe se você estiver saindo da enfermaria ou unidade.
  • Ouça atentamente as informações sobre seu tratamento e medicação.
  • Peça à equipe para explicar algo a você novamente, se você não entender.
  • Informe o médico sobre quaisquer tratamentos que você já esteja recebendo ou quaisquer alergias que você tenha.
  • Traga qualquer medicamento que esteja usando no momento.
  • Trate os funcionários, outros pacientes e visitantes com educação e respeito. Abuso verbal, assédio e violência física são inaceitáveis e podem levar a processo judicial.
  • Siga as regras de sua ala de internação.
  • Saiba que a equipe de saúde trabalha geralmente em plantão de 12h, identifique sempre o nome do médico e do enfermeiro de plantão.

Segurança hospitalar e segurança

Acidentes

Acidentes, principalmente quedas, ocorrem com frequência em hospitais, mas muitos podem ser evitados. Se você vir algo que poderia causar um acidente ou testemunhar um incidente, alerte um membro da equipe imediatamente.

Para ajudar a evitar acidentes no hospital:

  • Peça ajuda se quiser entrar ou sair da cama e sentir tonturas ou mal-estar.
  • Certifique-sede saber onde a campainha está e você pode alcançá-la facilmente.
  • Esteja atento aos obstáculos na enfermaria, pisos molhados e outras pessoas ao seu redor.
  • Se você tem óculos, use-os. Se você os deixou em casa, peça a alguém para trazê-los para você.
  • Use chinelos antiderrapantes justos.
  • Se você usar um auxílio para caminhar, como uma bengala ou estrutura,mantenha-o próximo a você. Certifique-se de que está rotulado com seu nome e detalhes de contato.
  • Se sua cama for muito alta ou muito baixa, peça à equipe de enfermagem para ajustá-la para você
Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *