Pessoas com pressão alta estão mais propensas a tomar seus medicamentos corretamente se um aplicativo em seu smartphone os lembrar, sugere um novo estudo.
Considerando que cerca de três em cada quatro americanos não tomam seus remédios conforme as instruções, os pesquisadores queriam testar o impacto do aplicativo Medisafe em pessoas com pressão alta – uma condição que afeta mais de 100 milhões de adultos americanos. Pesquisadores relataram as descobertas de sábado nas sessões científicas conjuntas da American Heart Association.
O aplicativo alerta os usuários quando devem tomar seus medicamentos de pressão e rastrear a adesão autorreferida, de acordo com o principal pesquisador do estudo, Rolin L. Wade, farmacêutico registrado e diretor sênior da empresa de pesquisa de saúde IQVIA, que conduziu a pesquisa financiada pela Medisafe. .
“O que descobrimos é que os pacientes que instalaram o aplicativo melhoraram a adesão e a persistência de seus medicamentos para hipertensão”, disse Wade.
A adesão analisa se as pessoas tomam seus medicamentos da maneira como são prescritos. Persistência é se eles tomam seus medicamentos sem intervalos ao longo do tempo, o que é importante porque o tratamento da hipertensão tende a ser de longo prazo.
Pesquisadores estudaram mais de 4.000 adultos que instalaram o aplicativo
Pesquisadores estudaram mais de 4.000 adultos que instalaram o aplicativo, em comparação com mais de 12.000 adultos que não o fizeram. Eles analisaram as tendências de comportamento durante cerca de 14 meses antes de instalar o aplicativo e cerca de 12 meses depois. As pessoas tinham 8,3% mais chances de tomar a medicação para pressão arterial se usassem o aplicativo.
O aplicativo também levou a menos interrupções na terapia durante o acompanhamento de um ano, com 81% dos usuários preenchendo suas prescrições relativamente a tempo, em comparação com 35% dos controles. Os investigadores não analisaram se essas melhorias levaram a um melhor controle da pressão arterial entre os usuários de aplicativos.
A falta de adesão à medicação é um grande problema, especialmente entre os pacientes com pressão alta. Outros estudos sugerem que a não-adesão é responsável por quase metade dos casos de hipertensão mal controlada.
Pessoas com pressão alta geralmente não tomam seus remédios porque se sentem bem, disse o Dr. Marc S. Eisenberg, cardiologista e professor associado de medicina no Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York. Outros esquecem, temem efeitos colaterais ou não podem pagar por isso.
“A questão é que todos nós sabemos que há muitas complicações a longo prazo de não ter uma pressão arterial controlada”, disse Eisenberg. “Não é como se você tivesse um resfriado e quer ter certeza de que seu nariz escorrendo, então você toma uma pílula e se sente melhor. Você está tomando uma pílula uma ou duas vezes ao dia para evitar complicações que podem ocorrer daqui a dez ou 20 anos. ”
Os médicos e enfermeiros precisam educar os pacientes sobre por que é importante tomar seus medicamentos, e os pacientes que têm efeitos colaterais relacionados a medicamentos devem conversar com seus provedores sobre a mudança de medicamentos para evitar esses problemas, disse ele.
Com tantos aplicativos de saúde no mercado, é importante colocar as declarações à prova, disse Wade.
“Ter um aplicativo é uma intervenção”, ele disse, “e é valioso para entender, a intervenção faz o que alega fazer?”
A hipertensão arterial pode ser um sinal precoce de demência
Pressão Arterial – Sinais Vitais