Tratamento para tuberculose vai ser interrompido?

A tuberculose, que já foi conhecida como o mal dos séculos por ter dizimado um grande número de pessoas nos séculos passados, é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.

Atualmente já existe tratamento para o mal, porém, ele não pode ser interrompido, ou a bactéria pode ser tornar resistente à medicação. Apesar disso, o tratamento dos portadores da doença em Minas Gerais poderá ser interrompido no mês de abril, uma vez que os remédios fornecidos nas unidades de saúde vencem no dia 30 de março.

É o que denuncia o vendedor Júlio César Barbosa, de 42 anos, que tem uma filha de 16 anos tratando de uma tuberculose desde outubro do ano passado. "Estamos no último mês do tratamento, que deveria ir até o dia 18 de abril. Porém, os comprimidos que pegamos no posto de saúde vencem antes do fim e não há previsão de chegada de outros. Muitas pessoas estão procurando o medicamento", denunciou.

Ainda conforme o vendedor, sempre que vai às unidades de saúde ele é informado que só existem remédios que vencem no dia 30. "Eles dizem que o laboratório é na Índia, que algo veio errado.

E que agora é preciso aguardar o medicamento novo, que deveria ter sido enviado pelo Ministério da Saúde", contou Barbosa. Após entrar em contato com o órgão federal, o vendedor foi informado de que o remédio já teria sido encaminhado para Minas Gerais, e que ele deveria procurar a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

"Liguei na secretaria e eles disseram que não tem previsão de chegada. O problema é que o tratamento não pode parar. Essa doença tem cura, mas é fatal e infecciosa. A doença pode se tornar resistente ao antibiótico e infectar outras pessoas.

Isso não pode acontecer", afirma Barbosa. Para piorar, o medicamento não é encontrado para ser comprado nas farmácias.  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *