Veja o que os senadores falam da enfermagem em 2020

Por meio de suas contas em redes sociais, senadores apontaram os riscos enfrentados por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem durante o período da pandemia da covid-19 e destacaram a coragem desses profissionais. 

Alguns parlamentares também defenderam maior valorização para a categoria.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) publicou a imagem de uma pintura do artista britânico Banksy, que viralizou na internet. Na obra, deixada em um hospital na Inglaterra, um menino brinca com uma enfermeira vestida de super-heroína, enquanto bonecos do Batman e do Homem-Aranha estão em um cesto ao lado.

“Escolhemos essa pintura para homenagear os heróis da luta contra a covid-19. Esta é uma das formas mais sinceras de dizer o quanto admiramos os profissionais da enfermagem que estão na linha de frente dessa guerra”, escreveu.

Mesmo sob a ameaça da contaminação de uma doença ainda sem vacina, esses profissionais estão prontos para ajudar os pacientes que precisam de cuidados para se recuperar, destacou Zenaide Maia (Pros-RN):

“Na luta contra a covid-19, além do vírus, esses profissionais têm de enfrentar falta de EPIs [equipamentos de proteção individuais], jornadas exaustivas e a falta de cooperação de parte da sociedade que, podendo ficar em casa, não fica. Por isso, reforço: se puder, fique em casa.

Rogério Carvalho (PT-SE) registrou que pelo menos 98 enfermeiros já morreram pelo coronavírus no Brasil e mais de 12 mil profissionais foram afastados do trabalho devido à doença.

“Sofrem jornada exaustiva, falta de EPIs e estão longe da família. Minha solidariedade, carinho e muito obrigado. Doze mil profissionais no Brasil foram contagiados pelo coronavírus e 98 profissionais já morreram, mais do que nos Estados Unidos. Proteger o enfermeiro é proteger a saúde do Brasil!”, disse o senador.

Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que enfermeiros sempre foram fundamentais para a sociedade, mas se mostram ainda mais indispensáveis neste momento de pandemia.

“Essa importância é ainda maior quando mais pessoas precisam de cuidados como agora. Por isso, neste Dia da Enfermagem, nossos aplausos e agradecimentos a esses profissionais que, nos dias difíceis que vivemos, são como anjos da guarda".

Casado com uma enfermeira, o senador Jaques Wagner (PT-BA) homenageou a esposa e todos os profissionais que ajudam no tratamento dos doentes.

“Tenho em Fátima um exemplo diário da nobreza deste ofício, caracterizado pela dedicação e pelo cuidado com o próximo. Homenageio essas e esses profissionais que lutam diariamente pela saúde e em defesa da vida. Na pandemia, mais do que nunca, precisamos valorizar e agradecer a estas mulheres e homens que se arriscam diariamente e atuam de forma heroica na linha de frente”, disse.

Além de parabenizar enfermeiras e enfermeiros, o senador Romário (Podemos-RJ) defendeu melhores salários para esses profissionais.

“É urgente a necessidade de cuidar de quem cuida de nós! Essas pessoas precisam de salários justos, acesso a treinamentos eficazes e equipamentos de trabalho de qualidade”, apontou.

Outras manifestações de senadores

Jean Paul Prates (PT-RN): "Os verdadeiros heróis de hoje são aqueles que arriscam a vida pelos outros. Na linha de frente do combate à covid-19, os times de enfermagem são indispensáveis para o controle da disseminação.”

Fabiano Contarato (Rede-ES): "Minha gratidão e reconhecimento a todos vocês que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e que doam seus dias para salvar vidas. Vocês, mais do que ninguém, sabem que as estatísticas têm rostos, têm histórias, têm famílias e precisam ser levadas a sério e com respeito. Parabéns pela bravura e coragem!”

Otto Alencar (PSD-BA): "Mais do que nunca, temos que reconhecer o valor dos enfermeiros. Esses profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Guerreiros, lutando para salvar vidas e garantir o bem-estar de quem mais precisa. Parabéns por uma profissão tão nobre.”

Alvaro Dias (Podemos-PR): "Desejamos que sejam reconhecidos, valorizados profissionalmente, que tenham forças para superar tudo isso. Estamos vivendo tempos de guerra, medo, insegurança e todo dia temos que enfrentar diversos problemas. Mas agradecemos aos enfermeiros(as) que estão nas trincheiras salvando vidas, cuidando e amparando os que mais precisam.”

Rose de Freitas (Podemos-ES): "Mais do que nunca, muito obrigada a todas as enfermeiras e todos os enfermeiros."

Simone Tebet (MDB-MS): "Neste 12 de maio, Dia Mundial do Enfermeiro, registro minha homenagem e gratidão a estes verdadeiros combatentes na luta diária pela saúde, especialmente agora, na guerra contra a covid-19."

José Serra (PSDB-SP): "Meu muito obrigado a todos os profissionais da enfermagem que dedicam suas vidas a serviço da humanidade. Especialmente neste ano, é preciso enaltecê-los, pois estão arriscando suas vidas no combate à covid-19."

Sérgio Petecão (PSD-AC): "O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos."

Dário Berger (MDB-SC): “Meu respeito aos profissionais que têm uma rotina de entrega, carinho e dedicação pelas pessoas, que neste momento difícil demonstram, mais do que nunca, o amor à profissão e um olhar generoso com o próximo, se dedicando arduamente para salvar vidas.”

Luis Carlos Heinze (PP-RS): “Parabéns aos verdadeiros heróis do cuidado. Obrigado por estarem sempre ao nosso lado.”

Telmário Mota (Pros-RR): “Hoje, 12 de maio, é o Dia Mundial da Enfermagem e do Enfermeiro! Diante dessa pandemia, esses profissionais demonstraram muito mais do que conhecimento, mas coragem e dedicação incondicional. Muitos perderam a própria vida para salvar o próximo!”

Eduardo Gomes (MDB-TO): "Neste dia, não apenas nossa gratidão, mas todo nosso respeito e nossas orações a esses dedicados guardiões da vida. Obrigado!"

Esperidião Amin (PP-SC): “Amanhecer na Praia do Gravatá, Ilha de Santa Catarina! Uma homenagem ao Dia da Enfermagem e da(o) Enfermeira(o)!”

Wellington Fagundes (PL-MT): “Enfermeiras e enfermeiros têm sido fundamentais na luta contra a covid-19. Por causa dos profissionais da saúde, os números de recuperados nessa pandemia não param de crescer. Anjos da guarda.”

Randolfe Rodrigues (Rede-AP): “Presto minhas sinceras homenagens e votos de respeito a todos os profissionais de enfermagem do nosso país. Verdadeiros heróis, que estão na linha de frente dessa batalha tão difícil que estamos enfrentando. Contem conosco, na luta pela valorização de sua profissão, na proteção dos seus direitos, pelo reconhecimento dos seus esforços e na luta pela saúde.”

Humberto Costa (PT-PE): "Todo nosso afeto e admiração aos enfermeiros e enfermeiras pelo seu dia. São verdadeiros heróis lutando longe de seus familiares durante essa pandemia. Muita força e parabéns pelo trabalho brilhante e corajoso. Estamos juntos!"

Projetos

Projetos para proteção e valorização desses profissionais estão em tramitação na Casa. Entre os mais recentes, está o PL 1.242/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS) que exige que hospitais públicos e privados assegurem a aquisição e distribuição de equipamentos de proteção individuais (EPIs), como aventais, luvas e máscaras cirúrgicas, para todos os trabalhadores da saúde enquanto durar o estado de calamidade pública.

Propostas e sugestões legislativas anteriores à pandemia tratam de aposentadoria especial para enfermeiros e piso salarial para a categoria. O PLS 349/2016, que está pronto para votação no Plenário, garante aposentadoria especial após 25 anos de contribuição para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Já a Sugestão Legislativa 3/2019, que ainda depende de audiência pública para se tornar uma projeto de lei, estabelece piso salarial de R$ 4.800 por 30 horas de trabalho para profissionais de enfermagem.

Dia do Enfermeiro

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado oficialmente desde 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. Bem antes disso, em 1938, o Dia do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil a partir do Decreto 2.956, do então presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202 oficializando a Semana da Enfermagem.

Fonte: Agência Senado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *