colecistite - termo técnico de enfermagem

Colecistite

Atualizado em 22/02/2023 às 09:20

A colecistite é uma inflamação da vesícula biliar.

Os sintomas incluem dor abdominal superior direita, náusea, vômito e ocasionalmente febre.

Freqüentemente, os ataques da vesícula biliar (cólica biliar) precedem a colecistite aguda. A dor dura mais tempo em colecistite do que em um ataque típico da vesícula biliar. Sem tratamento adequado, episódios recorrentes de colecistite são comuns. As complicações da colecistite aguda incluem a pancreatite por cálculo biliar, cálculos no ducto biliar comum ou inflamação do ducto biliar comum.

Mais de 90% do tempo de colecistite aguda é de bloqueio do ducto cístico por um cálculo biliar. Os fatores de risco para cálculos biliares incluem pílulas anticoncepcionais, gravidez, história familiar de cálculos biliares, obesidade, diabetes, doença hepática ou perda rápida de peso. Ocasionalmente, a colecistite aguda ocorre como resultado de vasculite, quimioterapia ou durante a recuperação de grandes traumas ou queimaduras. A colecistite é suspeitada com base nos sintomas e nos exames laboratoriais.

A ultrassonografia abdominal é então tipicamente usada para confirmar o diagnóstico.

O tratamento geralmente é feito com a remoção da vesícula biliar laparoscópica, dentro de 24 horas, se possível. Recomenda-se tirar fotos dos ductos biliares durante a cirurgia. O uso rotineiro de antibióticos é controverso. Eles são recomendados se a cirurgia não puder ocorrer em tempo hábil ou se o caso for complicado. As pedras no ducto biliar comum podem ser removidas antes da cirurgia por CPRE ou durante a cirurgia. Complicações da cirurgia são raras. Em pessoas que não podem fazer a cirurgia, a drenagem da vesícula biliar pode ser tentada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *