Divertículo - termo técnico de enfermagem

Divertículo

Atualizado em 22/01/2023 às 02:25

Um divertículo, plural: divertículos, é o termo médico ou biológico para uma capa de uma estrutura oca (ou cheia de fluido) no corpo.

Dependendo de quais camadas da estrutura estão envolvidas, elas são descritas como verdadeiras ou falsas.

Na medicina, o termo geralmente implica que a estrutura normalmente não está presente.

No entanto, no estágio embrionário, algumas estruturas normais começam o desenvolvimento como um divertículo que surge de outra estrutura.

Patologia humana

Divertículo vesical: Crescimento em forma de balão na bexiga comumente associado a obstrução crônica do fluxo de saída, como hiperplasia prostática benigna em homens mais velhos. Geralmente encontrados em pares em lados opostos da bexiga, os divertículos da bexiga são frequentemente removidos cirurgicamente para prevenir a infecção, a ruptura ou até mesmo o câncer.

Divertículo cardíaco: uma malformação congênita muito rara do coração que geralmente é benigna.

Divertículos colônicos: podem se infectar (ver diverticulite) e podem perfurar, necessitando de cirurgia.

Divertículo de Kommerell: nomenclatura incomum, em que dilatações focais de um vaso sanguíneo são adequadamente referidos como aneurismas.

Duodenal e diverticul jejunal (um | a): lesões congênitas, pode ser uma fonte de supercrescimento bacteriano, pode perfurar e pode resultar em abscessos
Divertículo epifrênico: devido à disfunção do esfíncter esofágico inferior, como na acalasia.

Os divertículos podem ocorrer em uma das três áreas do esôfago – a área faringoesofágica, a área midesofágica ou a área epifrênica do esôfago. O divertículo de Zenker é encontrado três vezes mais freqüentemente em homens que em mulheres. Ocorre posteriormente através do músculo cricofaríngeo na linha média do pescoço. Geralmente visto em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Divertículos gástricos – “Embora geralmente assintomáticos, podem causar dor epigástrica vaga. Essas lesões podem ser confundidas radiologicamente com úlceras gástricas ou cânceres. Endoscopicamente, elas podem ser confundidas com hérnias paraesofágicas.”

Divertículo de Killian-Jamieson

Divertículo de Meckel: porção persistente do ducto omphalomesentérico presente em 2% da população

Os seios de Rokitansky-Aschoff: na vesícula biliar devido à colecistite crônica

Divertículo esofágico de tração: devido a cicatrizes de tuberculose mediastinal ou pulmonar

Divertículo uretral: congênito no sexo masculino, pós-infeccioso em mulheres

Divertículo de Zenker: um divertículo da mucosa da faringe que afeta adultos

A maioria desses tipos patológicos de divertículo é capaz de abrigar um enterolito. Se o enterólito permanecer no lugar, pode não causar problemas, mas um grande enterolito expelido de um divertículo para o lúmen pode causar obstrução.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *