Quimioterapia - Letra Q

Quimioterapia

A quimioterapia é o nome de uma técnica terapêutica que consiste no uso de drogas para destruir as células cancerígenas.

Esse tipo de tratamento contra o câncer funciona impedindo que as células cancerígenas cresçam, se dividam e produzam mais células. A quimioterapia pode ser usada como um tratamento para muitos tipos diferentes de câncer. Pode ser definido para o tratamento a quimioterapia como quimioterapia padrão, quimioterapia tradicional ou quimioterapia citotóxica.

Como a quimioterapia trata o câncer?

A quimioterapia é uma medicação sistêmica. Isso significa que ele viaja pela corrente sanguínea e atinge todas as partes do corpo.

Existem muitos tipos diferentes de quimioterapia. Em geral, as drogas usadas para quimioterapia são substâncias químicas poderosas que tratam o câncer atacando as células durante partes específicas do ciclo celular. Todas as células passam pelo ciclo celular, que é como novas células são feitas. As células cancerígenas passam por esse processo mais rapidamente do que as células normais, então a quimioterapia tem mais efeito sobre essas células de crescimento rápido.

Como a quimioterapia percorre todo o corpo, ela também pode danificar as células saudáveis durante o ciclo celular normal. É por isso que a quimioterapia pode causar efeitos colaterais como perda de cabelo e náuseas.

Quais são os objetivos da quimioterapia?

Os objetivos da quimioterapia dependem do tipo de câncer e até onde ele se espalhou. A quimioterapia pode ser administrada isoladamente ou como parte de um plano de tratamento que inclua diferentes tratamentos.

Algumas das maneiras pelas quais a quimioterapia é usada incluem:

Como tratamento primário.

Às vezes, o objetivo do tratamento quimioterápico é eliminar todo o câncer e evitar que ele volte. Isso pode ser chamado de “quimioterapia curativa”.

Antes de outros tratamentos.

A quimioterapia pode ser administrada antes da cirurgia ou radioterapia para encolher os tumores. Isso pode ser chamado de “quimioterapia neoadjuvante”.

Após outros tratamentos.

A quimioterapia pode ser administrada após a cirurgia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes. Isso é chamado de “quimioterapia adjuvante”.

Para retardar a progressão do câncer e aliviar os sintomas.

Mesmo quando o câncer não é curável, a quimioterapia pode encolher parcialmente os tumores e impedir o crescimento e a disseminação do tumor por vários períodos de tempo. Nesses ambientes, a quimioterapia pode prolongar a sobrevida, aliviar os sintomas relacionados ao câncer e melhorar a qualidade de vida. A quimioterapia usada para esses fins é às vezes chamada de “quimioterapia paliativa“.

A quimioterapia pode ser usada para tratar muitos tipos de câncer. Também pode ser usado para tratar câncer recorrente e câncer metastático. O câncer recorrente é o câncer que volta após o tratamento. O câncer metastático é o câncer que se espalhou para outras partes do corpo.

Que fatores determinam um plano de quimioterapia?

Existem muitos medicamentos disponíveis para tratar o câncer. Um médico especializado no tratamento do câncer com medicamentos é chamado de oncologista. Este tipo de médico irá prescrever a quimioterapia. O paciente pode receber uma combinação de medicamentos, porque às vezes funciona melhor do que 1 medicamento sozinho. Os medicamentos, a dose e o esquema de tratamento dependem de muitos fatores. Esses incluem:

  • o tipo de câncer
  • o estágio do câncer. O estágio do câncer é determinado pelo tamanho e localização do tumor e se o câncer se espalhou ou não. tamanho do tumor, sua localização e se ou onde ele se espalhou.
  • a idade e saúde geral
  • peso corporal
  • possíveis efeitos colaterais de cada medicamento. Se um medicamento causa muitos efeitos colaterais, isso também pode alterar o plano de tratamento.
  • quaisquer outras condições de saúde
  • tratamentos anteriores de câncer

Onde o paciente faz a quimioterapia?

A quimioterapia pode ser administrada em um centro médico ou em casa, dependendo do medicamento específico. A equipe de saúde pode precisar que o paciente vá regularmente à clínica, consultório médico ou hospital para receber a quimioterapia. Isso pode ser chamado de tratamento ambulatorial. Alguns tipos de quimioterapia podem ser administrados em casa. Pergunte à sua equipe de saúde como armazenar, manusear e descartar com segurança os medicamentos em casa.

Como é administrada a quimioterapia?

A quimioterapia pode ser administrada de várias maneiras diferentes, que serão discutidas a seguir.

Quimioterapia intravenosa (IV)

Muitos medicamentos requerem injeção diretamente na veia. Isso é chamado de quimioterapia intravenosa ou IV. O tratamento leva de alguns minutos a algumas horas. Alguns medicamentos intravenosos funcionam melhor se você tomá-los em alguns dias ou semanas. Você os leva através de uma pequena bomba que você usa ou carrega. Isso é chamado de quimioterapia de infusão contínua.

Quimioterapia oral

A quimioterapia oral é tomada por via oral. Isso pode ser como uma pílula, cápsula ou líquido. Isto significa que poderá levantar o seu medicamento na farmácia e levá-lo para casa. Os tratamentos orais para o câncer são agora mais comuns. Alguns desses medicamentos são administrados diariamente e outros são administrados com menos frequência. Certifique-se de perguntar à sua equipe de saúde sobre a programação do seu medicamento e como armazená-lo. Saiba mais sobre como manter o controle de tomar seus medicamentos em casa.

Quimioterapia injetada

É quando você recebe quimioterapia como injeção. A injeção pode ser aplicada em um músculo ou injetada sob a pele. Você pode receber essas injeções no braço, perna ou abdômen. Abdômen é a palavra médica para sua barriga.

Quimioterapia em uma artéria

Uma artéria é um vaso sanguíneo que transporta sangue do coração para outra parte do corpo. Às vezes, a quimioterapia é injetada em uma artéria que vai diretamente para o câncer. Isso é chamado de quimioterapia intra-arterial ou IA.

Quimioterapia no peritônio ou abdômen

Para alguns tipos de câncer, a medicação pode ser colocada diretamente no abdômen. Este tipo de tratamento funciona para cânceres envolvendo o peritônio. O peritônio cobre a superfície interna do abdome e envolve os intestinos, o fígado e o estômago. O câncer de ovário é um tipo de câncer que freqüentemente se espalha para o peritônio.

Quimioterapia tópica. Alguns tipos de quimioterapia vêm como um creme que você coloca na pele. Você pega o medicamento na farmácia e aplica em casa.

Que tipos de quimioterapia existem?

A quimioterapia para o câncer inclui mais de 100 medicamentos diferentes. Embora todas as drogas quimioterápicas danifiquem as células, elas atacam diferentes alvos celulares em momentos diferentes durante o ciclo celular. A combinação de medicamentos que danificam a célula cancerígena de diferentes maneiras pode aumentar o desempenho do tratamento.

Principais tipos de quimioterapia

  • Agentes alquilantes
  • Antimetabólitos
  • Antibióticos antitumorais
  • Inibidores da topoisomerase
  • Inibidores mitóticos
  • Alcaloides vegetais

Quimioterapia em combinação com outros tratamentos contra o câncer

Existem outros tipos de medicamentos além da quimioterapia que também tratam o câncer, como terapia hormonal, imunoterapia e terapia direcionada. Às vezes, os oncologistas usam quimioterapia junto com outro tipo de medicamento no plano de tratamento de uma pessoa. Essas categorias de medicamentos funcionam de maneiras diferentes para tratar o câncer, e seus efeitos colaterais geralmente são diferentes da quimioterapia. Converse com sua equipe de saúde sobre o que esperar com suas prescrições específicas.

Terapia hormonal. A terapia hormonal é um tipo de tratamento contra o câncer que remove, bloqueia ou adiciona hormônios específicos ao corpo. Também é chamada de terapia hormonal ou terapia endócrina. A terapia hormonal pode ser usada para tratar vários tipos de câncer.

Imunoterapia. Este tipo de tratamento ajuda as defesas naturais do seu corpo a combater o câncer. A imunoterapia se desenvolveu rapidamente nos últimos anos e agora é uma parte importante do tratamento de vários tipos de câncer.

Terapia direcionada. Esses tratamentos visam e desativam genes ou proteínas encontrados em células cancerígenas que as células cancerígenas precisam para crescer. A terapia direcionada pode tratar muitos tipos de câncer.

Por quanto tempo vou precisar de quimioterapia?

A quimioterapia geralmente é administrada por um período específico, como 6 meses ou um ano. Ou você pode receber quimioterapia enquanto funcionar.

Os efeitos colaterais de muitos medicamentos anticancerígenos são muito graves para serem administrados todos os dias. Os médicos geralmente administram esses medicamentos com intervalos, para que você tenha tempo para descansar e se recuperar antes do próximo tratamento. Isso permite que suas células saudáveis se curem.

Por exemplo, você pode receber uma dose de quimioterapia no primeiro dia e depois ter 3 semanas de recuperação antes de repetir o tratamento. Cada período de 3 semanas é chamado de ciclo de tratamento. Vários ciclos compõem um ciclo de quimioterapia. Um curso geralmente dura 3 meses ou mais.

Alguns tipos de câncer são tratados com menos tempo de recuperação entre os ciclos. Isso é chamado de esquema de dose densa. Pode tornar a quimioterapia mais eficaz contra alguns tipos de câncer. Mas também aumenta o risco de efeitos colaterais.

Sua equipe de saúde explicará com que frequência e por quanto tempo você receberá quimioterapia. Certifique-se de conversar regularmente com seu médico, enfermeira ou outro membro da equipe sobre os efeitos colaterais da quimioterapia, incluindo o que você pode esperar e o que está sentindo.

Perguntas a fazer à equipa de cuidados de saúde

Que tipo de quimioterapia você recomenda para mim? Por que?

Quais são os objetivos da quimioterapia?

A quimioterapia será meu único tratamento contra o câncer? Caso contrário, será administrado antes, durante ou após outro tratamento contra o câncer?

Como receberei a quimioterapia, como pílula ou IV? Com que frequência? Por quanto tempo?

Onde vou receber esta quimioterapia?

Se eu precisar ir ao centro médico para quimioterapia, quanto tempo levará para fazer o tratamento? Com que frequência precisarei viajar para o centro?

Se eu tomar este medicamento em casa, há instruções especiais sobre como armazenar ou manusear a quimioterapia? O que devo fazer se me esquecer de uma dose?

Quais são os possíveis efeitos colaterais desse tratamento a curto prazo?

Este tratamento afetará minha vida diária? Poderei trabalhar, me exercitar e fazer minhas atividades habituais?

A quimioterapia afetará o que ou como eu como? Se sim, como posso me alimentar bem durante o período de tratamento?

Quais são os possíveis efeitos a longo prazo deste tratamento?

Com quem devo falar sobre os efeitos colaterais que sinto? Em quanto tempo?

Para quem devo ligar em caso de dúvidas ou problemas?

Como posso contatá-los durante o horário comercial? Depois de horas?

Se estou muito preocupado ou ansioso em fazer este tratamento, o que posso falar?

Se estou preocupado com o custo deste tratamento, quem pode me ajudar?

Como saberemos se a quimioterapia está funcionando?

Vou precisar de exames ou exames antes, durante ou depois da quimioterapia?

A dose ou duração da minha quimioterapia pode mudar com o tempo?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *