Queilose - Letra Q

Queilose

A queilose, também conhecida como queilite angular. É uma condição inflamatória que causa rachaduras, crostas e descamação dos cantos da boca, conhecida popularmente no Brasil como Boqueira.

O que causa a queilose?

Há uma variedade de causas, infecciosas e não infecciosas, que podem levar à queilose. Na maioria dos casos, a queilose é causada por umidade excessiva e maceração da saliva, seguida de infecção secundária por Candida albicans ou, menos comumente, por Staphylococcus aureus.

Embora a queilose possa ocorrer em qualquer idade, é especialmente comum em lactentes e idosos. Os fatores locais predisponentes incluem o uso de dentaduras mal ajustadas que aumentam a projeção do lábio superior para o inferior, boca seca, infecções fúngicas intraorais, reações alérgicas ou irritantes a produtos dentais e má higiene oral. Em indivíduos mais velhos, a queda dos cantos da boca devido à perda de firmeza da pele ou peças dentárias pode levar à salivação e retenção de saliva nos cantos da boca. Os bebês também podem apresentar queilose como resultado de babar, chupar o dedo e lamber os lábios.

Causas menos comuns em adultos e crianças incluem deficiências nutricionais, como deficiência de ferro, B9 (ou seja, ácido fólico), zinco, B6 (ou seja, piridoxina), B2 (ou seja, riboflavina) ou B3 (ou seja, niacina).

Finalmente, outras causas incluem Diabetes tipo 2, síndrome de Sjögren, imunodeficiência, reações alérgicas ou irritantes a produtos de higiene bucal ou materiais para próteses dentárias e medicamentos que causam secura da boca e diminuição da salivação (por exemplo, isotretinoína, acitretina, anticolinérgicos).

Quais são os sinais e sintomas da queilose?

A queilose geralmente se apresenta com manchas de pele vermelhas, edematosas e muitas vezes dolorosas nos cantos da boca. Casos leves podem envolver apenas alguma descoloração rosa e uma sensação de queimação ou coceira ao redor da boca. À medida que a condição progride, a umidade faz com que a pele macere e eroda, levando a pequenas lesões escamosas na borda da mucosa avermelhada contínua.

Em casos mais graves, a pele pode ficar rachada, eczematosa e fissurada. Em casos raros, a fissura pode ser profunda o suficiente para causar ulceração e sangramento. Se as lesões forem infectadas por bactérias, também pode haver exsudatos cor de mel; pústulas; e exsudatos purulentos, embora sejam mais raros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *